Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56581
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Educação patrimonial, bibliotecas e museus virtuais na escola |
Authors: | Chaves, Italo Teixeira Cavalcante, Lidia Eugenia |
Keywords: | Educação patrimonial;Bibliotecas e museus virtuais;Patrimonialização digital;Mediação da informação;Mediação bibliotecária |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Biblionline |
Citation: | CHAVES, Italo Teixeira; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Educação patrimonial, bibliotecas e museus virtuais na escola. Biblionline, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 44-54, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Visa discorrer sobre a educação patrimonial a partir da presença de bibliotecas e museus virtuais na escola. Problematiza acerca da apropriação e usos em sala de aula das ambiências virtuais como espaços de aprendizagem, que possibilitam a salvaguarda, a valorização e o acesso à memória documental. Discute a percepção de alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Fortaleza - Ceará a respeito da patrimonialização digital. Como metodologia de pesquisa, valeu-se da realização de oficina de mediação para o público jovem escolar, com o intuito de apresentar ambiências culturais cujos acervos estão disponibilizados em meio digital. Como resultado, evidencia-se que a educação patrimonial e a realização de trabalho pedagógico sistemático por meio do qual indivíduos ou coletivos sejam levados a interagir com coleções memorialísticas em diferentes formatos, suportes ou mídias, certamente contribuirão para a valorização desses bens patrimoniais. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56581 |
ISSN: | 1809-4775 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_art_itchaves_lecavalcante.pdf | 285,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.