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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56527
Tipo: | Dissertação |
Título: | Filosofia e Direitos Humanos: por uma articulação para consolidação da educação em direitos humanos na escola |
Título em inglês: | Philosophy and Human Rights: for an articulation to consolidate human rights education at school |
Autor(es): | Queiroz, Francisca Karla Ferreira de |
Orientador: | Lopes, Fátima Maria Nobre |
Palavras-chave: | Ensino de Filosofia;Educação em Direitos Humanos;Emancipação;Philosophy Teaching;Human Rights Education;Emancipation |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | QUEIROZ, Francisca Karla Ferreira de. Filosofia e Direitos Humanos: por uma articulação para consolidação da educação em direitos humanos na escola. 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | No Brasil, a Constituição Federal de 1988 institucionalizou os direitos humanos no país, destacando a cidadania e a dignidade da pessoa humana como princípios fundamentais do Estado brasileiro. A partir de 2003, a Educação em Direitos Humanos tornou-se política pública. Diante desse contexto, e em consonância com as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2012), este trabalho tem como objetivo geral demonstrar a necessidade da articulação entre o ensino de Filosofia e a Educação em Direitos Humanos, por meio de uma experiência de prática interventiva que toma como referência as elaborações de Theodor Adorno sobre o potencial crítico e emancipador da educação e da Filosofia. No âmbito da educação formal, especificamente em relação ao ensino de Filosofia no nível médio, aponta-se a necessidade da formulação de propostas pedagógicas que visem a uma verdadeira formação e não a uma mera instrução (semiformação) dos sujeitos, com vistas a sensibilizá-los acerca do cenário de intensas violações à dignidade humana. Nessa perspectiva, escolheram-se a metodologia da pesquisa-ação e a implementação de oficinas pedagógicas com os discentes da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges (Fortaleza- CE). Assim, reflete-se sobre os aspectos didáticos pedagógicos, recorrendo-se, prioritariamente, a Rodrigo (2009) e a Candau (2008) e se conclui que essa ação interventiva impactou de forma positiva na consciência e no comportamento dos estudantes, na medida em que lhes despertou para a relevância da discussão sobre os direitos humanos. Mais do que isso, percebe-se que a estratégia pedagógica possibilitou o confronto entre as concepções sobre direitos humanos adquiridas em nível de senso comum e os conhecimentos teóricos produzidos pela Filosofia, como também contribuiu para o desenvolvimento da capacidade argumentativa, necessária ao exercício autônomo da democracia para além do espaço da sala de aula. |
Abstract: | In Brazil, the Federal Constitution of 1988 institutionalized human rights in the country, highlighting citizenship and the dignity of the human person as fundamental principles of the Brazilian State. In 2003, Education in Human Rights became public policy. Based on this context, and in line with the National Guidelines for Education in Human Rights, this work has the general aim of demonstrating the need for articulation between the teaching of Philosophy and Education in Human Rights through an experience of interventional practice that takes as a reference the theoretical elaborations of Theodor Adorno on the critical and emancipatory potential of education and Philosophy. From this perspective, in teaching of Philosophy at the secondary level, it is pointed out the need for the formulation of pedagogical proposals aimed at real training, and not at the mere instruction (semi-training) of the subjects, with a view to sensitize them about the scenario of intense violations of human dignity. They has chosen the action research method and reflected on the pedagogical didactic aspects, using primarily Rodrigo (2009) and Candau (2008). They worked as a methodological strategy through pedagogical workshops with students of the 2nd grade of high school at the Maria Ângela da Silveira Borges State School of Professional Education (Fortaleza-CE). In conclusion, this intervention action positively affected the student’s conscience and behavior, where it awakened them to the relevance of the discussion on human rights and contributed to their deepening by enabling the confrontation between the concepts gained at the level of common sense and the theoretical knowledge produced by Philosophy. Also, it has contributed to the development of the argumentative capacity of the students, necessary for the autonomous exercise of democracy beyond the classroom space. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56527 |
Aparece nas coleções: | PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC |
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