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Tipo: Artigo de Evento
Título : A deflectometria como ferramenta de análise estrutural em pavimento reconstruído
Autor : Sales, Renata de Souza
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palabras clave : Deflectometria;Mecânica dos solos;Monitoramento de pavimentos;Pavimentos - Manutenção e reparos
Fecha de publicación : 2020
Citación : SALES, Renata de Souza; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. A deflectometria como ferramenta de análise estrutural em pavimento reconstruído. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.967-978.
Resumen en portugués brasileño: O modo rodoviário concentra grande parte da matriz de transportes no Brasil, o que proporciona maiores solicitações à infraestrutura e favorece a manifestação precoce de defeitos. Visto que o levantamento da deflectometria proporciona a análise estrutural de um pavimento, este artigo tem como objetivo o estudo de um trecho de rodovia que passou por intervenção em sua estrutura, de maneira a comparar os dados deflectométricos obtidos pelo Falling Weight Deflectometer (FWD) antes e depois da intervenção de solução única. Foram analisadas as deflexões de projeto e os raios de curvatura da bacia deflectométrica de duas faixas de tráfego em dois sentidos diferentes com medições em 2016 e 2019. Observou-se que em 2016 o pavimento possuía 95% das deflexões superiores à admissível, de maneira que a faixa externa apresentou piores condições. Em 2019 a mesma faixa mostrou menor potencial de resistência à fadiga, mesmo após sua reconstrução.
Abstract: The road mode concentrates a large part of the transportation matrix in Brazil, which provides greater demands on the infrastructure and improves the early manifestation of defects. Since the deflectometry study provides the structural analysis of pavements, this article aims to study a stretch of road that underwent intervention in its structure to compare the deflectometry data obtained by the Falling Weight Deflectometer (FWD) before and after the single solution intervention. The project deflections and the radius of curvature of the deflection basin in two traffic lanes in two different directions were analyzed with measurements in 2016 and 2019. It was observed that in 2016 the pavement had 95% of the deflections higher than permitted so that the external lane had worse conditions. In 2019, the same lane showed less potential for fatigue resistance, even after its reconstruction.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56442
ISBN : 978-65-89319-00-9
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