Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSales, Renata de Souza-
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.date.accessioned2021-02-08T13:44:05Z-
dc.date.available2021-02-08T13:44:05Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSALES, Renata de Souza; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. A deflectometria como ferramenta de análise estrutural em pavimento reconstruído. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.967-978.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56442-
dc.description.abstractThe road mode concentrates a large part of the transportation matrix in Brazil, which provides greater demands on the infrastructure and improves the early manifestation of defects. Since the deflectometry study provides the structural analysis of pavements, this article aims to study a stretch of road that underwent intervention in its structure to compare the deflectometry data obtained by the Falling Weight Deflectometer (FWD) before and after the single solution intervention. The project deflections and the radius of curvature of the deflection basin in two traffic lanes in two different directions were analyzed with measurements in 2016 and 2019. It was observed that in 2016 the pavement had 95% of the deflections higher than permitted so that the external lane had worse conditions. In 2019, the same lane showed less potential for fatigue resistance, even after its reconstruction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDeflectometriapt_BR
dc.subjectMecânica dos solospt_BR
dc.subjectMonitoramento de pavimentospt_BR
dc.subjectPavimentos - Manutenção e reparospt_BR
dc.titleA deflectometria como ferramenta de análise estrutural em pavimento reconstruídopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO modo rodoviário concentra grande parte da matriz de transportes no Brasil, o que proporciona maiores solicitações à infraestrutura e favorece a manifestação precoce de defeitos. Visto que o levantamento da deflectometria proporciona a análise estrutural de um pavimento, este artigo tem como objetivo o estudo de um trecho de rodovia que passou por intervenção em sua estrutura, de maneira a comparar os dados deflectométricos obtidos pelo Falling Weight Deflectometer (FWD) antes e depois da intervenção de solução única. Foram analisadas as deflexões de projeto e os raios de curvatura da bacia deflectométrica de duas faixas de tráfego em dois sentidos diferentes com medições em 2016 e 2019. Observou-se que em 2016 o pavimento possuía 95% das deflexões superiores à admissível, de maneira que a faixa externa apresentou piores condições. Em 2019 a mesma faixa mostrou menor potencial de resistência à fadiga, mesmo após sua reconstrução.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_rdessales.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.