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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56426
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Monitoramento da irregularidade longitudinal de pavimento rodoviário executado com cinzas volantes |
Autor : | Gurjão, Nayara de Oliveira Chaves, José Wémenson Rabelo Almeida, Lucas Cavalcante de Oliveira, Francisco Heber Lacerda de |
Palabras clave : | Índice de irregularidade internacional (IRI);Rolamento;Irregularidade longitudinal;Pavimentação rodoviária;Cinza volante |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | GURJÃO, Nayara de Oliveira; CHAVES, José Wémenson Rabelo; ALMEIDA, Lucas Cavalcante de; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. Monitoramento da irregularidade longitudinal de pavimento rodoviário executado com cinzas volantes. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34o., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p. 1037-1048. |
Resumen en portugués brasileño: | Dentre os parâmetros adotados para avaliação funcional de pavimentos rodoviários, destaca-se a irregularidade longitudinal, que pode ser obtida por meio de um indicador denominado Índice de Irregularidade Internacional (International Roughness Index - IRI). Tal medição pode ser executada com uso de diversos equipamentos, incluindo aplicativos para smartphones, que apresentam relativa confiabilidade na estimação do IRI em pavimentos flexíveis. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo realizar o monitoramento do desempenho funcional por meio da utilização do aplicativo SmartIRI, visando a avaliação da irregularidade longitudinal, com uso do IRI. Os levantamentos foram realizados em um trecho rodoviário executado com cinzas volantes, nas camadas de base e sub-base, oriundas de uma usina termelétrica no estado do Ceará. Os resultados mostraram que é viável a utilização do aplicativo, favorecendo o uso dessa nova tecnologia, de modo a auxiliar um Sistema de Gerência de Pavimentos. |
Abstract: | Among the parameters adopted for the functional assessment of road pavements, the longitudinal roughness stands out, which can be obtained by means of an indicator called the International Roughness Index - IRI. Such measurement can be performed using a variety of equipment, including applications for smartphones, which are relatively reliable in estimating the IRI on flexible pavements. In view of, this paper aims to monitor the functional performance using the SmartIRI application, aiming at the evaluation of longitudinal roughness, using the IRI. The surveys were carried out in a road section executed with fly ash, in the base and sub-base layers, from a thermoelectric plant in the state of Ceará. The results showed that the use of the application is feasible, favoring the use of this new technology, to assist a Pavement Management System. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56426 |
ISBN : | 978-65-89319-00-9 |
Aparece en las colecciones: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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