Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56356
Tipo: Resumo
Título : Estudo das contribuições dos English Teaching Assistants (ETAs) na internacionalização da UFC (Projeto de Apoio e Difusão da Língua Inglesa na UFC (CH00.2014.PJ.0197)
Autor : Marinho Junior, Expedito Vital
Mota, Albert Cristian Dutra da
Pitombeira, Aline Rocha
Palabras clave : Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : MARINHO JUNIOR, Expedito Vital; MOTA, Albert Cristian Dutra da; PITOMBEIRA, Aline Rocha. Estudo das contribuições dos English Teaching Assistants (ETAs) na internacionalização da UFC (Projeto de Apoio e Difusão da Língua Inglesa na UFC (CH00.2014.PJ.0197). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: Esta apresentação tem por objetivo avaliar o histórico do Projeto de Apoio e Difusão da Língua Inglesa na UFC, desde que foi implantado em 2014 até a sua edição atual. Trata-se de projeto é uma parceria entre a Fulbright-Brasil/CAPES e a UFC, via Diretoria do Centro de Humanidades como ação extensionista vinculada ao Programa Inglês sem Fronteiras que dá apoio linguístico-cultural ao Programa Ciências sem Fronteiras. Atualmente, o projeto conta com a participação de quatro ETAs (English Teaching Assistants), que são intercambistas norte-americanos que vêm ao Brasil para atuarem nas universidades vinculadas como assistentes de ensino em inglês. Os ETAs são supervisionados por professores do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução e da Casa de Cultura Britânica, e recebem o suporte de alunos bolsistas de extensão. Trata-se de uma pesquisa documental (GOODWIN&HOROWITZ, 2002), que permite nos debruçamos sobre os relatórios finais de cada ano. Buscamos identificar as ofertas de atividades que se mantiveram constantes ao longo dos semestres, tais como Conversation clubs, Short Story Clubs, Creative Writing ou Academic Writing Clubs, Lip Sync karaokê, e evidenciar as razões de apreciação do público por essas atividades. Buscaremos também identificar quais atividades não se sustentaram e as razões para isso, além da receptividade das novas atividades atualmente em andamento. O objetivo deste estudo, que está em andamento, é entender melhor as necessidades e expectativas de um público-alvo tão variado, que inclui professores e alunos da universidade, da graduação e pós-graduação, dos variados campi UFC em Fortaleza, além de pessoas da comunidade que frequentam as ações de extensão promovidas UFC. Isso permitirá melhorar a oferta das próximas atividades, de uma perspectiva da Abordagem Comunicativa de Ensino (BROWN, 2002) que parte da análise das necessidades dos alunos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56356
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_evmjunior.pdf79,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.