Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marinho Junior, Expedito Vital | - |
dc.contributor.author | Mota, Albert Cristian Dutra da | - |
dc.contributor.author | Pitombeira, Aline Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T17:55:54Z | - |
dc.date.available | 2021-02-04T17:55:54Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO JUNIOR, Expedito Vital; MOTA, Albert Cristian Dutra da; PITOMBEIRA, Aline Rocha. Estudo das contribuições dos English Teaching Assistants (ETAs) na internacionalização da UFC (Projeto de Apoio e Difusão da Língua Inglesa na UFC (CH00.2014.PJ.0197). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56356 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Estudo das contribuições dos English Teaching Assistants (ETAs) na internacionalização da UFC (Projeto de Apoio e Difusão da Língua Inglesa na UFC (CH00.2014.PJ.0197) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta apresentação tem por objetivo avaliar o histórico do Projeto de Apoio e Difusão da Língua Inglesa na UFC, desde que foi implantado em 2014 até a sua edição atual. Trata-se de projeto é uma parceria entre a Fulbright-Brasil/CAPES e a UFC, via Diretoria do Centro de Humanidades como ação extensionista vinculada ao Programa Inglês sem Fronteiras que dá apoio linguístico-cultural ao Programa Ciências sem Fronteiras. Atualmente, o projeto conta com a participação de quatro ETAs (English Teaching Assistants), que são intercambistas norte-americanos que vêm ao Brasil para atuarem nas universidades vinculadas como assistentes de ensino em inglês. Os ETAs são supervisionados por professores do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução e da Casa de Cultura Britânica, e recebem o suporte de alunos bolsistas de extensão. Trata-se de uma pesquisa documental (GOODWIN&HOROWITZ, 2002), que permite nos debruçamos sobre os relatórios finais de cada ano. Buscamos identificar as ofertas de atividades que se mantiveram constantes ao longo dos semestres, tais como Conversation clubs, Short Story Clubs, Creative Writing ou Academic Writing Clubs, Lip Sync karaokê, e evidenciar as razões de apreciação do público por essas atividades. Buscaremos também identificar quais atividades não se sustentaram e as razões para isso, além da receptividade das novas atividades atualmente em andamento. O objetivo deste estudo, que está em andamento, é entender melhor as necessidades e expectativas de um público-alvo tão variado, que inclui professores e alunos da universidade, da graduação e pós-graduação, dos variados campi UFC em Fortaleza, além de pessoas da comunidade que frequentam as ações de extensão promovidas UFC. Isso permitirá melhorar a oferta das próximas atividades, de uma perspectiva da Abordagem Comunicativa de Ensino (BROWN, 2002) que parte da análise das necessidades dos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_evmjunior.pdf | 79,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.