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Tipo: Resumo
Título: Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038)
Autor(es): Melo, David Basilio de
Silva, Edson Vicente da
Palavras-chave: Ensino - Metodologia;Música no ensino de educação ambiental;Música no ensino de geografia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MELO, David Basilio de; SILVA, Edson Vicente da. Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A música cumpre um papel fundamental no cotidiano das sociedades humanas. Une, afasta e movimenta os grupos sociais. É instrumento de luta ou de convencimento. Contribuiu na formação e consolidação dos Estados-nação. A Geografia, assim como a música, se constrói no dia-a-dia, por muito, intercalando-se a ela. É um instrumento de apreensão e percepção geográfica das relações ambientais ou humanas que nos cercam. Visto tal perspectiva, o projeto de extensão intitulado “Ações Integradas de Extensão em Comunidades Tradicionais do Semiárido e da Amazônia Oriental: medidas de planejamento e gestão socioambiental para o fortalecimento da agricultura familiar” adotou e aplicou a metodologia, que consistia na abordagem de conteúdos do quadro de degradação ambiental e crise sociopolítica através das músicas Latinoamérica (Calle 13), Reis do Agronegócio (Chico César), Xote Ecológico (Luiz Gonzaga), A Cidade (Nação Zumbi) e Terral (Ednardo), na Associação Ambiental Cultural de Mundaú (AACM), em Mundaú, Trairi -CE. O público alvo da atividade extensionista se concentrou em alunos do Ensino Fundamental II, buscando trabalhar com os conhecimentos prévios para revelar uma nova perspectiva de ensino e observação espacial. Realizou-se, através de questionário com 4 perguntas, um diagnóstico sobre a assimilação das discussões, através do nível de satisfação das respostas, revelando uma aprendizagem dinâmica, na finalidade da construção do conhecimento, em seguida, abrindo discussões e debates sobre as respostas dos participantes da atividade. Os participantes da atividade não haviam presenciado práticas pedagógicas relacionadas à música no ensino de Geografia e Educação Ambiental. Foi observado que entender a distribuição dos ritmos musicais pelas regiões significa entender a riqueza de formas de o ser humano se relacionar com o meio ambiente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56163
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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