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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, David Basilio de-
dc.contributor.authorSilva, Edson Vicente da-
dc.date.accessioned2021-01-21T19:57:30Z-
dc.date.available2021-01-21T19:57:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMELO, David Basilio de; SILVA, Edson Vicente da. Sensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56163-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectMúsica no ensino de educação ambientalpt_BR
dc.subjectMúsica no ensino de geografiapt_BR
dc.titleSensibilização musical na percepção do contexto ambiental e sociopolítico: uma perspectiva geográfica integradora (CJ.2012.0038)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA música cumpre um papel fundamental no cotidiano das sociedades humanas. Une, afasta e movimenta os grupos sociais. É instrumento de luta ou de convencimento. Contribuiu na formação e consolidação dos Estados-nação. A Geografia, assim como a música, se constrói no dia-a-dia, por muito, intercalando-se a ela. É um instrumento de apreensão e percepção geográfica das relações ambientais ou humanas que nos cercam. Visto tal perspectiva, o projeto de extensão intitulado “Ações Integradas de Extensão em Comunidades Tradicionais do Semiárido e da Amazônia Oriental: medidas de planejamento e gestão socioambiental para o fortalecimento da agricultura familiar” adotou e aplicou a metodologia, que consistia na abordagem de conteúdos do quadro de degradação ambiental e crise sociopolítica através das músicas Latinoamérica (Calle 13), Reis do Agronegócio (Chico César), Xote Ecológico (Luiz Gonzaga), A Cidade (Nação Zumbi) e Terral (Ednardo), na Associação Ambiental Cultural de Mundaú (AACM), em Mundaú, Trairi -CE. O público alvo da atividade extensionista se concentrou em alunos do Ensino Fundamental II, buscando trabalhar com os conhecimentos prévios para revelar uma nova perspectiva de ensino e observação espacial. Realizou-se, através de questionário com 4 perguntas, um diagnóstico sobre a assimilação das discussões, através do nível de satisfação das respostas, revelando uma aprendizagem dinâmica, na finalidade da construção do conhecimento, em seguida, abrindo discussões e debates sobre as respostas dos participantes da atividade. Os participantes da atividade não haviam presenciado práticas pedagógicas relacionadas à música no ensino de Geografia e Educação Ambiental. Foi observado que entender a distribuição dos ritmos musicais pelas regiões significa entender a riqueza de formas de o ser humano se relacionar com o meio ambiente.pt_BR
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