Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133
Type: Resumo
Title: Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem
Authors: Campelo, Cássio Marinho
Aguiar, Edglesy Carneiro
Camara, Lilia Maria Carneiro
Keywords: Ensino - Metodologia;Mãos - Cuidado e higiene;Enfermagem
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: CAMPELO, Cássio Marinho; AGUIAR, Edglesy Carneiro; CAMARA, Lilia Maria Carneiro. Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Brazilian Portuguese: INTRODUÇÃO – O uso de Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica e reflexiva do estudante do ensino superior, desenvolve o processo do aprender, favorece a autonomia do aluno despertando a curiosidade, possibilitando o examinar, o refletir e a posicionar-se de forma crítica, estimulando nas tomadas de decisões individuais e coletivas. OBJETIVO – Avaliar o uso de metodologias ativas na atividade "Boas práticas de higienização das mãos" junto a disciplina de Microbiologia na Graduação em Enfermagem. METODOLOGIA – O estudo foi realizado na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, com os 16 alunos do 3º semestre, utilizando a estratégia com 3 estações práticas: Estação 1 - Lavagem de Mãos; Estação 2 - Equipamentos de Proteção Individual; Estação 3 - Caso Clínico. Aplicação de Instrumento de Avaliação contendo 4 itens, medidos por grau de satisfação. RESULTADOS - O uso de Estações Práticas contribuiu de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem nos seguintes pontos: colaborou na compreensão dos temas abordados; mostrou coerência entre o método e as estratégias pedagógicas; propiciou o alcance das expectativas do aluno; tornou aplicável a prática no serviço em saúde. CONCLUSÃO DO TRABALHO - A escolha de metodologias ativas torna o aluno responsável por sua aprendizagem, integra os conhecimentos adquiridos durante as atividades com a prática cotidiana e proporciona um ambiente de aprendizado mais efetivo e interdisciplinar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_cmcampelo.pdf72,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.