Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampelo, Cássio Marinho-
dc.contributor.authorAguiar, Edglesy Carneiro-
dc.contributor.authorCamara, Lilia Maria Carneiro-
dc.date.accessioned2021-01-20T14:18:46Z-
dc.date.available2021-01-20T14:18:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCAMPELO, Cássio Marinho; AGUIAR, Edglesy Carneiro; CAMARA, Lilia Maria Carneiro. Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectMãos - Cuidado e higienept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleComo transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagempt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrINTRODUÇÃO – O uso de Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica e reflexiva do estudante do ensino superior, desenvolve o processo do aprender, favorece a autonomia do aluno despertando a curiosidade, possibilitando o examinar, o refletir e a posicionar-se de forma crítica, estimulando nas tomadas de decisões individuais e coletivas. OBJETIVO – Avaliar o uso de metodologias ativas na atividade "Boas práticas de higienização das mãos" junto a disciplina de Microbiologia na Graduação em Enfermagem. METODOLOGIA – O estudo foi realizado na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, com os 16 alunos do 3º semestre, utilizando a estratégia com 3 estações práticas: Estação 1 - Lavagem de Mãos; Estação 2 - Equipamentos de Proteção Individual; Estação 3 - Caso Clínico. Aplicação de Instrumento de Avaliação contendo 4 itens, medidos por grau de satisfação. RESULTADOS - O uso de Estações Práticas contribuiu de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem nos seguintes pontos: colaborou na compreensão dos temas abordados; mostrou coerência entre o método e as estratégias pedagógicas; propiciou o alcance das expectativas do aluno; tornou aplicável a prática no serviço em saúde. CONCLUSÃO DO TRABALHO - A escolha de metodologias ativas torna o aluno responsável por sua aprendizagem, integra os conhecimentos adquiridos durante as atividades com a prática cotidiana e proporciona um ambiente de aprendizado mais efetivo e interdisciplinar.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cmcampelo.pdf72,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.