Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campelo, Cássio Marinho | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Edglesy Carneiro | - |
dc.contributor.author | Camara, Lilia Maria Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-20T14:18:46Z | - |
dc.date.available | 2021-01-20T14:18:46Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CAMPELO, Cássio Marinho; AGUIAR, Edglesy Carneiro; CAMARA, Lilia Maria Carneiro. Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56133 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Mãos - Cuidado e higiene | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Como transformar a aprendizagem: o uso de metodologias ativas na graduação de enfermagem | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | INTRODUÇÃO – O uso de Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica e reflexiva do estudante do ensino superior, desenvolve o processo do aprender, favorece a autonomia do aluno despertando a curiosidade, possibilitando o examinar, o refletir e a posicionar-se de forma crítica, estimulando nas tomadas de decisões individuais e coletivas. OBJETIVO – Avaliar o uso de metodologias ativas na atividade "Boas práticas de higienização das mãos" junto a disciplina de Microbiologia na Graduação em Enfermagem. METODOLOGIA – O estudo foi realizado na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, com os 16 alunos do 3º semestre, utilizando a estratégia com 3 estações práticas: Estação 1 - Lavagem de Mãos; Estação 2 - Equipamentos de Proteção Individual; Estação 3 - Caso Clínico. Aplicação de Instrumento de Avaliação contendo 4 itens, medidos por grau de satisfação. RESULTADOS - O uso de Estações Práticas contribuiu de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem nos seguintes pontos: colaborou na compreensão dos temas abordados; mostrou coerência entre o método e as estratégias pedagógicas; propiciou o alcance das expectativas do aluno; tornou aplicável a prática no serviço em saúde. CONCLUSÃO DO TRABALHO - A escolha de metodologias ativas torna o aluno responsável por sua aprendizagem, integra os conhecimentos adquiridos durante as atividades com a prática cotidiana e proporciona um ambiente de aprendizado mais efetivo e interdisciplinar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cmcampelo.pdf | 72,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.