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Type: Artigo de Evento
Title: Análise da aderência pneu-pavimento aeroportuário em revestimento de camada porosa de atrito
Authors: Quariguasi, José Breno Ferreira
Almeida, Lucas Cavalcante de
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Prado, Lucius de Albuquerque
Keywords: Pavimentos;Camada porosa de atrito (CPA);Segurança viária;Aderência;Aeroportos;Pistas dos aeroportos
Issue Date: 2018
Citation: QUARIGUASI, José Breno Ferreira; ALMEIDA, Lucas Cavalcante de; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; PRADO, Lucius de Albuquerque. Análise da aderência pneu-pavimento aeroportuário em revestimento de camada porosa de atrito. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32º., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais […] Gramado,RS, 2018. p.1099-1109.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Camada Porosa de Atrito (CPA) é um revestimento asfáltico de alta permeabilidade, destinado, entre outros fins, a pistas aeroportuárias, em virtude de não proporcionar a formação de película de água na superfície e, por consequência, favorecer a aderência pneu-pavimento durante as operações de pouso e decolagem. O desempenho satisfatório da CPA está em função das atividades de manutenção ao longo de sua vida útil que impedem o seu desgaste precoce. Nesse sentido, este trabalho analisou os parâmetros de aderência pneu-pavimento de um aeroporto brasileiro cuja pista de pouso e decolagem é composta por CPA, entre meados de 2015 a 2018. Notaramse variações cíclicas nos valores de macrotextura e de coeficiente de atrito, no entanto, não se pode afirmar, do ponto de vista estatístico, que há uma tendência de crescimento ou diminuição em tais parâmetros. Em relação aos terços da pista, nota-se que as cabeceiras apresentam valores menores de macrotextura.
Abstract: The Porous Friction Course (PFC) is a highly permeable asphalt coating, destined, among other purposes, to runways, as it does not provide the formation of surface water film and, consequently, favors tire-pavement adhesion during landing and take-off operations. The satisfactory performance of the PFC is due to maintenance activities over its useful life that prevent its early wear. In this sense, this paper analyzed the parameters of tire-pavement adhesion of a Brazilian airport whose runway is PFC between 2015 and 2018. Cyclic variations were observed in the values of macrotexture and coefficient of friction, however, it cannot be stated from the statistical point of view that there is a tendency of growth or decrease in such parameters. In relation to the thirds of runway, it is noticed that the threshold present smaller values of macrotexture.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56105
ISBN: 978-85-87893-21-5
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