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dc.contributor.authorQuariguasi, José Breno Ferreira-
dc.contributor.authorAlmeida, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.contributor.authorPrado, Lucius de Albuquerque-
dc.date.accessioned2021-01-19T13:59:20Z-
dc.date.available2021-01-19T13:59:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationQUARIGUASI, José Breno Ferreira; ALMEIDA, Lucas Cavalcante de; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de; PRADO, Lucius de Albuquerque. Análise da aderência pneu-pavimento aeroportuário em revestimento de camada porosa de atrito. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32º., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais […] Gramado,RS, 2018. p.1099-1109.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-87893-21-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56105-
dc.description.abstractThe Porous Friction Course (PFC) is a highly permeable asphalt coating, destined, among other purposes, to runways, as it does not provide the formation of surface water film and, consequently, favors tire-pavement adhesion during landing and take-off operations. The satisfactory performance of the PFC is due to maintenance activities over its useful life that prevent its early wear. In this sense, this paper analyzed the parameters of tire-pavement adhesion of a Brazilian airport whose runway is PFC between 2015 and 2018. Cyclic variations were observed in the values of macrotexture and coefficient of friction, however, it cannot be stated from the statistical point of view that there is a tendency of growth or decrease in such parameters. In relation to the thirds of runway, it is noticed that the threshold present smaller values of macrotexture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectCamada porosa de atrito (CPA)pt_BR
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectAderênciapt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectPistas dos aeroportospt_BR
dc.titleAnálise da aderência pneu-pavimento aeroportuário em revestimento de camada porosa de atritopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Camada Porosa de Atrito (CPA) é um revestimento asfáltico de alta permeabilidade, destinado, entre outros fins, a pistas aeroportuárias, em virtude de não proporcionar a formação de película de água na superfície e, por consequência, favorecer a aderência pneu-pavimento durante as operações de pouso e decolagem. O desempenho satisfatório da CPA está em função das atividades de manutenção ao longo de sua vida útil que impedem o seu desgaste precoce. Nesse sentido, este trabalho analisou os parâmetros de aderência pneu-pavimento de um aeroporto brasileiro cuja pista de pouso e decolagem é composta por CPA, entre meados de 2015 a 2018. Notaramse variações cíclicas nos valores de macrotextura e de coeficiente de atrito, no entanto, não se pode afirmar, do ponto de vista estatístico, que há uma tendência de crescimento ou diminuição em tais parâmetros. Em relação aos terços da pista, nota-se que as cabeceiras apresentam valores menores de macrotextura.pt_BR
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