Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56072
Tipo: | Resumo |
Título : | Instrumentos de estimulação sensorial aplicados às crianças com alterações do desenvolvimento (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil; QC00.2000.PG.1404) |
Autor : | Viana, Barbara Maria Monteiro Ribeiro Simão, Amanda Lima Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque Bezerra, João Paulo da Silva Feitosa, Giovanna Monique Pereira Pinheiro, Fabiane Elpidio de Sa |
Palabras clave : | Estimulação sensorial;Desenvolvimento infantil;Crianças com deficiências do desenvolvimento;Fisioterapia |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | VIANA, Barbara Maria Monteiro Ribeiro; SIMÃO, Amanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; BEZERRA, João Paulo da Silva; FEITOSA, Giovanna Monique Pereira; PINHEIRO, Fabiane Elpidio de Sa. Instrumentos de estimulação sensorial aplicados às crianças com alterações do desenvolvimento (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil; QC00.2000.PG.1404). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | INTRODUÇÃO: A infância é uma fase onde o individuo adquire inúmeras habilidades motoras e sensoriais, aprendendo a organizar as respostas aos estímulos que sofre no decorrer dos seus primeiros anos de vida. OBJETIVO: Relatar a experiência na utilização de instrumentos para estimulação sensorial de crianças com alterações do desenvolvimento em uma creche em Fortaleza. METODOLOGIA: Realizaram-se dez encontros semanais, com uma hora de duração, com um grupo composto por quatro crianças com a idade média de três anos, onde foram utilizados diversos materiais, com diferentes texturas, cores e formas para a realização de quatro atividades, que consistiam em: separar bolinhas em uma forma; separar cores em uma bacia; sentir diferentes texturas e colocar frutinhas em tigelas, visando estimular sensorialmente as crianças. RESULTADOS: As atividades propostas em geral foram bem aceitas pelas crianças, que ao decorrer do período de intervenção demonstraram uma maior facilidade e familiaridade com os diferentes estímulos ofertados. A integração sensorial é um processo neurobiológico independente que interpreta os estímulos sensoriais do meio ambiente, organiza e proporciona uma resposta adaptativa adequada. A fisioterapia trabalha de forma a favorecer a recepção, o processamento e a resposta adaptativa ao meio, ofertando estímulos com atividades especificas e equipamentos variados como cama elástica, skate, piscina de bolinhas, bolas, balanço, matérias com diferentes texturas e sons para que as crianças possam controlar e organizar os seus estímulos sensoriais. CONCLUSÃO: Observou-se que a integração e estimulação sensorial propicia uma melhor resposta pela diversidade de estímulos organizados e contingentes, resultando numa melhor integração dos sistemas sensoriais, habilidades cognitivas e motoras. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56072 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bmmrviana.pdf | 76,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.