Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56072
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Barbara Maria Monteiro Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Simão, Amanda Lima | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Bezerra, João Paulo da Silva | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Giovanna Monique Pereira | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Fabiane Elpidio de Sa | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T16:21:44Z | - |
dc.date.available | 2021-01-18T16:21:44Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Barbara Maria Monteiro Ribeiro; SIMÃO, Amanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; BEZERRA, João Paulo da Silva; FEITOSA, Giovanna Monique Pereira; PINHEIRO, Fabiane Elpidio de Sa. Instrumentos de estimulação sensorial aplicados às crianças com alterações do desenvolvimento (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil; QC00.2000.PG.1404). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56072 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estimulação sensorial | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiências do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.title | Instrumentos de estimulação sensorial aplicados às crianças com alterações do desenvolvimento (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil; QC00.2000.PG.1404) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | INTRODUÇÃO: A infância é uma fase onde o individuo adquire inúmeras habilidades motoras e sensoriais, aprendendo a organizar as respostas aos estímulos que sofre no decorrer dos seus primeiros anos de vida. OBJETIVO: Relatar a experiência na utilização de instrumentos para estimulação sensorial de crianças com alterações do desenvolvimento em uma creche em Fortaleza. METODOLOGIA: Realizaram-se dez encontros semanais, com uma hora de duração, com um grupo composto por quatro crianças com a idade média de três anos, onde foram utilizados diversos materiais, com diferentes texturas, cores e formas para a realização de quatro atividades, que consistiam em: separar bolinhas em uma forma; separar cores em uma bacia; sentir diferentes texturas e colocar frutinhas em tigelas, visando estimular sensorialmente as crianças. RESULTADOS: As atividades propostas em geral foram bem aceitas pelas crianças, que ao decorrer do período de intervenção demonstraram uma maior facilidade e familiaridade com os diferentes estímulos ofertados. A integração sensorial é um processo neurobiológico independente que interpreta os estímulos sensoriais do meio ambiente, organiza e proporciona uma resposta adaptativa adequada. A fisioterapia trabalha de forma a favorecer a recepção, o processamento e a resposta adaptativa ao meio, ofertando estímulos com atividades especificas e equipamentos variados como cama elástica, skate, piscina de bolinhas, bolas, balanço, matérias com diferentes texturas e sons para que as crianças possam controlar e organizar os seus estímulos sensoriais. CONCLUSÃO: Observou-se que a integração e estimulação sensorial propicia uma melhor resposta pela diversidade de estímulos organizados e contingentes, resultando numa melhor integração dos sistemas sensoriais, habilidades cognitivas e motoras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bmmrviana.pdf | 76,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.