Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Barbara Maria Monteiro Ribeiro-
dc.contributor.authorSimão, Amanda Lima-
dc.contributor.authorTeixeira, Antônio Éder Enzo Albuquerque-
dc.contributor.authorBezerra, João Paulo da Silva-
dc.contributor.authorFeitosa, Giovanna Monique Pereira-
dc.contributor.authorPinheiro, Fabiane Elpidio de Sa-
dc.date.accessioned2021-01-18T16:21:44Z-
dc.date.available2021-01-18T16:21:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIANA, Barbara Maria Monteiro Ribeiro; SIMÃO, Amanda Lima; TEIXEIRA, Antônio Éder Enzo Albuquerque; BEZERRA, João Paulo da Silva; FEITOSA, Giovanna Monique Pereira; PINHEIRO, Fabiane Elpidio de Sa. Instrumentos de estimulação sensorial aplicados às crianças com alterações do desenvolvimento (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil; QC00.2000.PG.1404). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56072-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstimulação sensorialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectCrianças com deficiências do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.titleInstrumentos de estimulação sensorial aplicados às crianças com alterações do desenvolvimento (Promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil; QC00.2000.PG.1404)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrINTRODUÇÃO: A infância é uma fase onde o individuo adquire inúmeras habilidades motoras e sensoriais, aprendendo a organizar as respostas aos estímulos que sofre no decorrer dos seus primeiros anos de vida. OBJETIVO: Relatar a experiência na utilização de instrumentos para estimulação sensorial de crianças com alterações do desenvolvimento em uma creche em Fortaleza. METODOLOGIA: Realizaram-se dez encontros semanais, com uma hora de duração, com um grupo composto por quatro crianças com a idade média de três anos, onde foram utilizados diversos materiais, com diferentes texturas, cores e formas para a realização de quatro atividades, que consistiam em: separar bolinhas em uma forma; separar cores em uma bacia; sentir diferentes texturas e colocar frutinhas em tigelas, visando estimular sensorialmente as crianças. RESULTADOS: As atividades propostas em geral foram bem aceitas pelas crianças, que ao decorrer do período de intervenção demonstraram uma maior facilidade e familiaridade com os diferentes estímulos ofertados. A integração sensorial é um processo neurobiológico independente que interpreta os estímulos sensoriais do meio ambiente, organiza e proporciona uma resposta adaptativa adequada. A fisioterapia trabalha de forma a favorecer a recepção, o processamento e a resposta adaptativa ao meio, ofertando estímulos com atividades especificas e equipamentos variados como cama elástica, skate, piscina de bolinhas, bolas, balanço, matérias com diferentes texturas e sons para que as crianças possam controlar e organizar os seus estímulos sensoriais. CONCLUSÃO: Observou-se que a integração e estimulação sensorial propicia uma melhor resposta pela diversidade de estímulos organizados e contingentes, resultando numa melhor integração dos sistemas sensoriais, habilidades cognitivas e motoras.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bmmrviana.pdf76,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.