Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062
Tipo: | Resumo |
Título : | Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123) |
Autor : | Silva, Bruna Kessia Rodrigues da Fernandes, Cesar Rodrigues |
Palabras clave : | Avaliação educacional;Educação básica;Seara da Ciência |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SILVA, Bruna Kessia Rodrigues da; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | A Seara da Ciência, além de um sólido espaço de divulgação científica e tecnológica no estado do Ceará tem, entre suas atividades, a oferta de cursos básicos com carga horária total de 30 horas, em diferentes áreas, destinados aos estudantes do ensino médio da escola pública. Tendo em vista a heterogeneidade do público-alvo dos cursos, a qualidade é um fator tratado com bastante cuidado. Assim, percebeu-se a carência de uma avaliação da adequação dos conteúdos, carga horária e da metodologia utilizada e, ainda, quanto à necessidade de reorientação das diretrizes adotadas para os cursos. Dessa forma, este trabalho se refere ao esforço de diagnosticar os cursos básicos de matemática e física a partir do feedback dos alunos, bem como desenvolver um instrumento avaliativo desses cursos. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa exploratória, realizada através de questionários de múltipla escolha, respondidos anonimamente pelos alunos dos cursos básicos de matemática e de física no primeiro semestre de 2016. Esse questionário foi organizado em três blocos de perguntas. O primeiro bloco remetia aos conhecimentos prévios do aluno abrangendo sua segurança quanto ao aprendizado dos conteúdos e ao seu envolvimento nas atividades. O segundo bloco referia-se às instalações, ao atendimento e ao material disponibilizado. O terceiro bloco era referente às contribuições do curso. Além disso, foi facultado ao aluno escrever críticas e sugestões. Os resultados observados mostraram que grande parte dos alunos apontaram a necessidade de aumento da carga horária dos cursos, a adoção de conteúdos mais direcionados ao ENEM, bem como o de metodologias mais dinâmicas. Diante do diagnóstico, formou-se na Seara um grupo de apoio pedagógico para discutir e propor mudanças nas diretrizes dos cursos básicos, as quais já estão em vias de implementação. Portanto, é nítida a preocupação da Seara da Ciência para a melhoria da qualidade dos cursos, assim como em ouvir seu público. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bkrsilva.pdf | 74,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.