Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Bruna Kessia Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Cesar Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T10:40:11Z | - |
dc.date.available | 2021-01-18T10:40:11Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruna Kessia Rodrigues da; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Seara da Ciência | pt_BR |
dc.title | Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Seara da Ciência, além de um sólido espaço de divulgação científica e tecnológica no estado do Ceará tem, entre suas atividades, a oferta de cursos básicos com carga horária total de 30 horas, em diferentes áreas, destinados aos estudantes do ensino médio da escola pública. Tendo em vista a heterogeneidade do público-alvo dos cursos, a qualidade é um fator tratado com bastante cuidado. Assim, percebeu-se a carência de uma avaliação da adequação dos conteúdos, carga horária e da metodologia utilizada e, ainda, quanto à necessidade de reorientação das diretrizes adotadas para os cursos. Dessa forma, este trabalho se refere ao esforço de diagnosticar os cursos básicos de matemática e física a partir do feedback dos alunos, bem como desenvolver um instrumento avaliativo desses cursos. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa exploratória, realizada através de questionários de múltipla escolha, respondidos anonimamente pelos alunos dos cursos básicos de matemática e de física no primeiro semestre de 2016. Esse questionário foi organizado em três blocos de perguntas. O primeiro bloco remetia aos conhecimentos prévios do aluno abrangendo sua segurança quanto ao aprendizado dos conteúdos e ao seu envolvimento nas atividades. O segundo bloco referia-se às instalações, ao atendimento e ao material disponibilizado. O terceiro bloco era referente às contribuições do curso. Além disso, foi facultado ao aluno escrever críticas e sugestões. Os resultados observados mostraram que grande parte dos alunos apontaram a necessidade de aumento da carga horária dos cursos, a adoção de conteúdos mais direcionados ao ENEM, bem como o de metodologias mais dinâmicas. Diante do diagnóstico, formou-se na Seara um grupo de apoio pedagógico para discutir e propor mudanças nas diretrizes dos cursos básicos, as quais já estão em vias de implementação. Portanto, é nítida a preocupação da Seara da Ciência para a melhoria da qualidade dos cursos, assim como em ouvir seu público. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bkrsilva.pdf | 74,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.