Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Bruna Kessia Rodrigues da-
dc.contributor.authorFernandes, Cesar Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-01-18T10:40:11Z-
dc.date.available2021-01-18T10:40:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Kessia Rodrigues da; FERNANDES, Cesar Rodrigues. Processo de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56062-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSeara da Ciênciapt_BR
dc.titleProcesso de avaliação e diagnóstico dos cursos básicos de matemática e física da Seara da Ciência (Seara da Ciência – RN.2012.PG.0123)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Seara da Ciência, além de um sólido espaço de divulgação científica e tecnológica no estado do Ceará tem, entre suas atividades, a oferta de cursos básicos com carga horária total de 30 horas, em diferentes áreas, destinados aos estudantes do ensino médio da escola pública. Tendo em vista a heterogeneidade do público-alvo dos cursos, a qualidade é um fator tratado com bastante cuidado. Assim, percebeu-se a carência de uma avaliação da adequação dos conteúdos, carga horária e da metodologia utilizada e, ainda, quanto à necessidade de reorientação das diretrizes adotadas para os cursos. Dessa forma, este trabalho se refere ao esforço de diagnosticar os cursos básicos de matemática e física a partir do feedback dos alunos, bem como desenvolver um instrumento avaliativo desses cursos. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa exploratória, realizada através de questionários de múltipla escolha, respondidos anonimamente pelos alunos dos cursos básicos de matemática e de física no primeiro semestre de 2016. Esse questionário foi organizado em três blocos de perguntas. O primeiro bloco remetia aos conhecimentos prévios do aluno abrangendo sua segurança quanto ao aprendizado dos conteúdos e ao seu envolvimento nas atividades. O segundo bloco referia-se às instalações, ao atendimento e ao material disponibilizado. O terceiro bloco era referente às contribuições do curso. Além disso, foi facultado ao aluno escrever críticas e sugestões. Os resultados observados mostraram que grande parte dos alunos apontaram a necessidade de aumento da carga horária dos cursos, a adoção de conteúdos mais direcionados ao ENEM, bem como o de metodologias mais dinâmicas. Diante do diagnóstico, formou-se na Seara um grupo de apoio pedagógico para discutir e propor mudanças nas diretrizes dos cursos básicos, as quais já estão em vias de implementação. Portanto, é nítida a preocupação da Seara da Ciência para a melhoria da qualidade dos cursos, assim como em ouvir seu público.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bkrsilva.pdf74,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.