Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55979
Type: TCC
Title: Parâmetros para auxiliar professores na seleção de RED: a contribuição da ilustração e da narrativa
Title in English: Parameters to assist teachers in the selection of RED: the contribution of illustration and narrative
Authors: Barguil, Samuel Pinheiro
Advisor: Souza, Maria de Fátima Costa de
Keywords: RED;Avaliação;Ilustração;Narrativa
Issue Date: 2019
Citation: BARGUIL, Samuel Pinheiro. Parâmetros para auxiliar professores na seleção de RED: a contribuição da ilustração e da narrativa. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presença das tecnologias na educação, especificamente em sala de aula, traz ao docente inúmeras possibilidades de repensar suas estratégias e ferramentas pedagógicas. Em meio a tecnologia, surgiram os mais diversos Recursos Educacionais Digitais (RED), como elementos propulsores tanto no que se refere ao engajamento quanto ao interesse discente na apreensão de conteúdos. Para auxiliar o professor no processo de seleção em meio a tantas opções de recursos, existem, na literatura, trabalhos que propõem parâmetros que devem ser levados em consideração sobre diversos aspectos importantes em RED, como por exemplo o alinhamento pedagógico, tecnológico, bem como a facilidade de uso. Entretanto, a presente pesquisa sinaliza que existem aspectos, originalmente de natureza técnica, que precisam ser observados numa perspectiva pedagógica, pois favorecem tanto o engajamento quanto o interesse do discente no que se refere a utilização do recurso. Nesse contexto, a ilustração e a narrativa são elementos que interferem, de modo direto, na aceitação e consequentemente utilização do RED. Mesmo estes aspectos possuindo características técnicas, é possível que o docente faça uso deles no momento da avaliação e seleção de tais recursos. Assim, o trabalho teve como objetivo geral sistematizar o uso da ilustração e da narrativa como parâmetros para a avaliação e seleção de RED. Para alcançar o objetivo apresentado, formularam-se como objetivos específicos verificar a percepção dos professores acerca da contribuição da ilustração e da narrativa em RED e propor um conjunto de parâmetros que auxiliem os professores a avaliar os RED na perspectiva da ilustração e da narrativa. Para entender de que modo o docente percebe a ilustração e narrativa em um RED, foi realizada uma coleta de dados com professores de escolas públicas, a qual identificou que, na perspectiva deles, os elementos de ilustração e de narrativa são importantes para engajar os alunos no uso de RED e potencializar o processo de aprendizado. Considerando que é preciso auxiliar o professor a entender de que forma a sua percepção deve incidir sobre a ilustração e narrativa, foram propostos parâmetros para a avaliação e seleção de RED, com foco na análise da ilustração e da narrativa, no intuito de dar suporte ao docente na compreensão da interferência de aspectos técnicos dentro do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The presence of technologies in education, specifically in the classroom, brings teachers numerous possibilities to rethink their strategies and pedagogical tools. In the midst of technology, the most diverse Digital Educational Resources (DER) have emerged as driving elements for both engagement and interest in the apprehension of content. To assist the teacher in the selection process in the midst of so many resource choices, there are works in the literature that propose parameters that should be taken into consideration on several important aspects in DER, such as pedagogical, technological alignment, as well as ease of use. However, the present research indicates that there are aspects of a originally technical nature that need to be observed from a pedagogical perspective, as they favor both student engagement and interest regarding resource use. In this context, illustration and narrative are elements that directly affect the acceptance and consequent use of DER. Even though both aspects have technical characteristics, it is possible for the teacher to make use of these elements at the moment of the evaluation and selection of such resources. Thus, the work aimed to systematize the use of illustration and narrative as parameters for the evaluation and selection of DER. To achieve the presented objective, it was formulated as specific objectives to verify teachers' perception about the contribution of illustration and narrative in DER and to propose a set of parameters that help teachers to evaluate DER from the perspective of illustration and narrative. To understand how the teacher perceives the illustration and narrative in a DER, a data collection was conducted with public school teachers, which identified that, from their perspective, the elements of illustration and narrative are important for engaging students during the use of DER and enhancing the learning process. Considering that it is necessary to help the teacher to understand how his perception should focus on illustration and narrative, parameters were proposed for the evaluation and selection of DER, focusing on the analysis of illustration and narrative, in order to support the teacher to understand the interference of technical aspects within the teaching-learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55979
Appears in Collections:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_spbarguil.pdf2,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.