Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55968
Tipo: | TCC |
Título: | Media Day: o acesso à informação sobre a Universidade Federal do Ceará por jovens de ensino médio e a proposição de recurso digital como solução ao problema |
Título em inglês: | Media Day: access to information about the Federal University of Ceará by high school youth and the proposition of digital resources as a solution to the problem |
Autor(es): | Frota, Raissa dos Santos |
Orientador: | Pereira, Georgia da Cruz |
Palavras-chave: | Sociedade em rede;Inclusão digital;Interação humano-computador;Acesso à informação;Interface |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | FROTA, Raissa dos Santos. Media Day: o acesso à informação sobre a Universidade Federal do Ceará por jovens de ensino médio e a proposição de recurso digital como solução ao problema. 2019. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar de que modo se dava o acesso à informação por jovens de Ensino Médio do estado do Ceará nos sites da Universidade Federal do Ceará (UFC) e propor um recurso digital que auxilie na solução dos problemas identificados. Neste trabalho se discute o conceito de Sociedade da Informação e Sociedade em Rede (com autores tais como CASTELLS, 2005), de ciberespaço (com autores como LÉVY, 1999) e inclusão digital (BONILLA, PRETTO 2011) como forma de compreender o contexto social e comunicacional em que os sujeitos estão inseridos. Discute-se também sobre interação humano-computador (BARBOSA, SILVA 2010), ressaltando a importância que se deve dar à construção de uma interface, para a inclusão tecnológica. Foi investigado se há falta de informação sobre a UFC por parte desse público; a quais informações têm acesso e de que forma estas chegam até ele; quais dúvidas são mais procuradas sobre os serviços que a UFC oferece, e a quais dispositivos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) ele tem acesso. Optou-se por avaliar, a partir das qualidades de uso em Interação Humano-Computador (IHC), os portais da UFC e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Para tanto, realizou-se um estudo etnográfico (diário de bordo e grupo focal) e experimental (testes de usabilidade e de experiência do usuário) com 9 (nove) estudantes de Escolas Estaduais de Ensino Profissional (EEEPs), com idades entre 14 e 17 anos, das cidades de Fortaleza e Nova Russas. A fim de resolver os problemas encontrados a partir desta pesquisa, foi proposta uma aplicação - com foco na interface - que direciona as informações de interesse desse público, em específico, e as trata de modo visual claro e direto, além de trazer recursos como interação com universitários que aproxima o usuário da aplicação. |
Abstract: | This research aimed to identify and analyze how access to information was provided by high school youths from the state of Ceará on the websites of the Federal University of Ceará (UFC) and to propose a digital resource that helps in solving the identified problems. This paper discusses the concept of Information Society and Network Society (with authors such as CASTELLS, 2005), cyberspace (with authors such as LÉVY, 1999) and digital inclusion (BONILLA, PRETTO 2011) as a way of understanding the social context. and communicational in which the subjects are inserted. It also discusses human-computer interaction (BARBOSA, SILVA 2010), emphasizing the importance that should be given to the construction of an interface for technological inclusion. It was investigated whether there is a lack of information about the UFC from this public; what information they have access to and how it reaches it; what questions are most asked about what services UFC offers, and what Information and communication technology (TICs) devices it has access to. It was decided to analyze, from the qualities of use in Human-Computer Interaction (IHC), the portals of the UFC and the Dean of Student Affairs (PRAE). For this, an ethnographic study (logbook and focus group) and experimental study (usability and user experience tests) were conducted with 9 (nine) students from State Vocational Schools (EEEPs), with ages from 14 to 17 years old from the cities of Fortaleza. and Nova Russas. In order to solve the problems found from this research, it was proposed an application - focusing on the interface - that directs the information of interest to this specific audience, and treats it in a clear and direct visual way, and brings features such as interaction with college students approaching the user to the application. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55968 |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_rsfrota.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.