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Tipo: Resumo
Título: Representações sociais e abordagens de ensino de gramática no discurso de professores de línguas em formação inicial
Autor(es): Souza, Francisco Elton Martins de
Serafim, Monica de Souza
Palavras-chave: Formação de professores;Ensino de gramática;Representações sociais;Linguística aplicada
Data do documento: 2017
Citação: SOUZA, Francisco Elton Martins de; SERAFIM, Monica de Souza. Representações sociais e abordagens de ensino de gramática no discurso de professores de línguas em formação inicial. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 2, p. 2128, 2017.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é investigar as representações sociais e abordagens de ensino de gramática de professores de línguas em formação inicial, no Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Temos como aparato teórico principal, no que diz respeito à construção do conceito de representação social, Moscovici (1976; 2001), mas que encontrou continuidade nos trabalhos de Jodelet (2001), Doise (2001) e Abric (1994; 2001; 2003). No que concerne às abordagens de ensino de gramática, pautamo-nos no trabalho basilar de Halliday, McIntosh e Strevens (1974), com inúmeros seguidores e reformuladores das citadas abordagens, como Possenti, 1996; Neves, 1997, 2002, 2006, 2012, 2013; Antunes, 2003 e 2007; Bunzen & Mendonça, 2006; Travaglia, 2006 e 2007; Martelotta, 2010. Também delineamos o postulado que diz respeito à prática de análise linguística, com base em autores como Geraldi (1997), Franchi (2006) e Bezerra e Reinaldo (2013). A fim de situarmos nosso trabalho no vasto campo da Linguística Aplicada, levamos em conta as considerações presentes em Celani (2000), Almeida Filho (2011) e Lopes (2011). Sobre o estágio como campo para a formação inicial de professores de línguas, detivemo-nos aos trabalhos de Pimenta e Lima (2012) e Bianchi, Alvarenga e Bianchi (2013); quanto ao relatório como gênero textual que dá acesso ao discurso do professor, baseamo-nos em Leurquin (2008, 2013). Acreditamos que o trabalho possibilitará reflexões sobre a formação do professor de línguas que poderão não só diagnosticar possíveis falhas no processo, como também possibilitar prováveis mudanças na constituição e execução das disciplinas de estágio da graduação em Letras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55892
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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