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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55892
Tipo: | Resumo |
Título : | Representações sociais e abordagens de ensino de gramática no discurso de professores de línguas em formação inicial |
Autor : | Souza, Francisco Elton Martins de Serafim, Monica de Souza |
Palabras clave : | Formação de professores;Ensino de gramática;Representações sociais;Linguística aplicada |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | SOUZA, Francisco Elton Martins de; SERAFIM, Monica de Souza. Representações sociais e abordagens de ensino de gramática no discurso de professores de línguas em formação inicial. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 2, p. 2128, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O objetivo principal desta pesquisa é investigar as representações sociais e abordagens de ensino de gramática de professores de línguas em formação inicial, no Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Temos como aparato teórico principal, no que diz respeito à construção do conceito de representação social, Moscovici (1976; 2001), mas que encontrou continuidade nos trabalhos de Jodelet (2001), Doise (2001) e Abric (1994; 2001; 2003). No que concerne às abordagens de ensino de gramática, pautamo-nos no trabalho basilar de Halliday, McIntosh e Strevens (1974), com inúmeros seguidores e reformuladores das citadas abordagens, como Possenti, 1996; Neves, 1997, 2002, 2006, 2012, 2013; Antunes, 2003 e 2007; Bunzen & Mendonça, 2006; Travaglia, 2006 e 2007; Martelotta, 2010. Também delineamos o postulado que diz respeito à prática de análise linguística, com base em autores como Geraldi (1997), Franchi (2006) e Bezerra e Reinaldo (2013). A fim de situarmos nosso trabalho no vasto campo da Linguística Aplicada, levamos em conta as considerações presentes em Celani (2000), Almeida Filho (2011) e Lopes (2011). Sobre o estágio como campo para a formação inicial de professores de línguas, detivemo-nos aos trabalhos de Pimenta e Lima (2012) e Bianchi, Alvarenga e Bianchi (2013); quanto ao relatório como gênero textual que dá acesso ao discurso do professor, baseamo-nos em Leurquin (2008, 2013). Acreditamos que o trabalho possibilitará reflexões sobre a formação do professor de línguas que poderão não só diagnosticar possíveis falhas no processo, como também possibilitar prováveis mudanças na constituição e execução das disciplinas de estágio da graduação em Letras. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55892 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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