Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55846
Tipo: | Resumo |
Título: | O Lip-Sync Karaoke (LSK) enquanto estratégia de aprendizagem no ensino de língua inglesa: relato de experiência (CH00.2014.PJ.0197) |
Autor(es): | Mota, Albert Cristian Dutra da Marinho Júnior, Expedito Vital Vasconcellos, Maria Manolisa Nogueira |
Palavras-chave: | Lip-Sync;Língua inglesa;Estratégia de aprendizagem;Estratégias de aprendizagem |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | MOTA, Albert Cristian Dutra da; MARINHO JÚNIOR, Expedito Vital; VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. O Lip-Sync Karaoke (LSK) enquanto estratégia de aprendizagem no ensino de língua inglesa: relato de experiência (CH00.2014.PJ.0197). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | Este trabalho objetiva descrever e relatar três anos de realização do LIP-SYNC KARAOKE (dublagem musical), atividade lúdica para a aprendizagem do inglês. O LSK foi iniciado em 2014, pela primeira dupla de bolsistas da Fulbright (ETAs), em situação de desenvolvimento de ações de difusão linguístico-cultural junto à UFC. O LSK consiste em reunir amantes do inglês (comunidades interna e externa), no Bosque Moreira Campos – CH, onde selecionam e dublam músicas de sua preferência nessa língua. Apesar de ser uma atividade lúdica, aparentemente sem grandes pretensões, o LSK desempenha papel bastante relevante nesse contexto de ensino-aprendizagem: (a) reforça compreensão auditiva e acuidade de pronúncia; (b) representa um recurso bastante eficaz na aprendizagem da língua inglesa, seja na área fonológica, lexical ou sintática; (c) facilita a fixação de conteúdos, vocabulário e estruturas sintáticas, visto que usam linguagem simples, conversacional e com muita repetição; (d) estimula a criatividade e atua na área psico-emotiva, favorecendo a descontração e a assimilação de novos conhecimentos (aspectos léxico-gramaticais e socioculturais), etc. Nesses três anos de realização da atividade, observamos que, dada sua natureza multifacetada, o LSK promove a automaticidade dos aspectos linguísticos, a conexão entre língua e cultura e a motivação intrínseca e extrínseca no seu público, cada vez mais crescente. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55846 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_acdmota.pdf | 77,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.