Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55434
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Psicólogos escolares: dados da formação, da prática e da contextualização
Autor : Balbino, Vivina do Carmo Rios
Palabras clave : Psicologia escolar;Psicólogo - formação acadêmica;Psicólogo - exercício profissional
Fecha de publicación : 1990
Editorial : Psicologia: Ciência e Profissão
Citación : BALBINO, Vivina do Carmo Rios. Psicólogos escolares: dados da formação, da prática e da contextualização. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 10, n. 2-4, p. 50-57, 1990.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho contitui uma tentativa de avançar na compreenção da psicologia escolar, em específico dos aspectos ligados ao caráter ideógico da formação e da prática e à contextualização da atividade profissional. Analisando a produção científica na área da psicologia, podemos observar que no Brasil ainda são poucos os estudos, pesquisas e publicações, nesta área específica. Acreditamos que isso se dê como consequência natural da predominância do enfoque clínico nos cursos de formação de psicólogo, desde sua regulamentação em 1952, fazendo com que áreas importantes como psicologia escolar não sejam priorizadas como atividades profissionais e como objeto de investigação. Contudo, não resta dúvida de que a referida área tem conquistado espaço nos últimos anos, ocorrendo uma maior dicussão de sua identidade profissional e suas dificuldades na busca de uma participação mais efetiva e valorizada do profissional na sociedade. O recente movimento nacional pela criação da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional) com suas seccionais é mais uma demonstração de evolução da área. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55434
ISSN : 1414-9893
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1990_art_vcrbalbino.pdf723,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.