Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55331
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Georgia da Cruz | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Mateus Lima Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-16T16:59:23Z | - |
dc.date.available | 2020-11-16T16:59:23Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Mateus Lima Barbosa. The Handmaid's Tale: como as cores atuam na construção do sentido da narrativa cinematográfica da série. 2019. 103 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55331 | - |
dc.description.abstract | The present work deals with how colors compose everything that is around us, modifying and influencing the way of observing everything that surrounds us from the psychological, cultural and social factors of each subject. The research contextualizes how colors came to be used in cinema, in order to better represent reality. It was noticed that the colors, besides affirming this proximity to the real, could also guarantee a specific meaning to what was shown on the scene, helping to evoke sensations to the spectators of a certain work. Using the methodologies of Film Analysis, by Vanoyé and Goliot-Lété (1992) and Image Analysis, proposed by Joly (1996), the objective was to analyze the use of colors in the visual construction of the narrative of the TV series The Handmaid's Tale (2017 ). As a result, it was realized that these are the visual elements of enormous importance in the work, acting directly on the characterization and structuring of the narrative, being still the most noticeable technical component to the viewers of the series. Finally, there is the power of using colors and their meanings in the audiovisual, because when properly applied, they can influence viewers on a psychological and cultural level. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cores | pt_BR |
dc.subject | Análise de imagem | pt_BR |
dc.subject | Narrativa audiovisual | pt_BR |
dc.subject | The Handmaid’s Tale | pt_BR |
dc.title | The Handmaid's Tale: como as cores atuam na construção do sentido da narrativa cinematográfica da série | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho aborda como as cores compõem tudo o que está ao nosso redor, modificando e influenciando a maneira de observar tudo o que nos cerca a partir de fatores psicológicos, culturais e sociais de cada sujeito. A pesquisa contextualiza como as cores passaram a ser utilizadas no cinema, com o objetivo de melhor representar a realidade. Percebeu-se que as cores além de afirmar esta proximidade com o real, podiam ainda garantir uma significação específica ao que era mostrado em cena, auxiliando na evocação de sensações aos espectadores de determinada obra. Utilizando as metodologias de Análise Fílmica, de Vanoyé e Goliot-Lété (1992) e Análise de Imagem, proposta por Joly (1996), objetivou-se analisar o uso das cores na construção visual da narrativa da série de TV The Handmaid’s Tale (2017). Como resultado, percebeu-se que estas são os elementos visuais de enorme importância na obra, atuando diretmente na caracterização e estruturação da narrativa, sendo ainda o componente técnico mais perceptível aos espectadores da série. Por fim, constata-se o poder do uso das cores e de suas significações no audiovisual, pois quando bem aplicadas, podem influenciar os espectadores em nível psicológico e cultural. | pt_BR |
dc.title.en | The Handmaid's Tale: how colors act in the construction of the sense of the series' cinematic narrative | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_mlboliveira.pdf | 25,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.