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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55322
Tipo: | Dissertação |
Título : | Percepções sobre competência e mediação da informação no âmbito do acervo de livros digitais: estudo realizado nas bibliotecas do Instituto Federal do Ceará |
Autor : | Abreu, Patrícia Maria Honório |
Tutor: | Farias, Gabriela Belmont de |
Palabras clave : | Letramento informacional;Livros eletrônicos;Ciência da informação - Aspectos sociais |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | ABREU, Patrícia Maria Honório. Percepções sobre competência e mediação da informação no âmbito do acervo de livros digitais: estudo realizado nas bibliotecas do Instituto Federal do Ceará. Orientação: Gabriela Belmont de Farias. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender as competências e processos de mediação da informação para promover o acervo de livros digitais nas bibliotecas do IFCE. Como problema de pesquisa, propôs saber como as bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estão articulando as competências e os processos de mediação necessários para promover o acervo de livros digitais. Assim, desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: verificar as práticas de mediação realizadas pelos bibliotecários do IFCE acerca da promoção do acervo de livros digitais e identificar quais competências em informação os bibliotecários do SIBI/IFCE possuem para mediar o acervo digital. Na metodologia, utilizou-se pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualiquantitativa. Para obtenção dos dados, optou-se pelo questionário eletrônico junto aos bibliotecários, elaborado e aplicado através da ferramenta Google Forms. Delineou-se para análise e interpretação dos dados a técnica análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a mediação pedagógica se destaca frente a mediação técnica e institucional, prevalecendo nas respostas dos participantes, com mais de 50%, a percepção da educação de usuários, serviço de referência, disseminação seletiva da informação, redes sociais, serviço de informação utilitária, produtos/serviços, site, e-mail e ações culturais como possíveis ações de atuação da mediação da informação. Entretanto, ao analisar a prática profissional, vislumbra-se com maior porcentagem de respostas somente a prática da educação de usuários, redes sociais, e-mail e serviço de referência; as demais opções tiveram resultados abaixo de 50%. Em relação às competências, constata-se que a maioria das habilidades necessárias ao indivíduo competente em informação são aplicadas pelos bibliotecários no contexto dos livros digitais de modo eventual. Assim, os indicadores revelam que os melhores resultados foram a habilidade de identificar e manusear as fontes potenciais de informação de forma efetiva e eficaz, o hábito de ser proativo e o aprendizado ao longo da vida. Conclui-se que as tipologias da mediação da informação, em contextos digitais, necessitam de estímulos para que sejam aplicadas em sua plenitude, bem como é preciso de capacitações para os bibliotecários, visando o aprimoramento das habilidades informacionais. Destarte, a competência e a mediação da informação são duas variáveis intrínsecas essenciais para promover os livros em plataformas digitais. |
Abstract: | This research aims to understand the skills and processes of mediation of information to promote the collection of digital books in IFCE libraries. As a research problem, he proposed to know how the libraries of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) are articulating the competences and mediation processes necessary to promote the collection of digital books. Thus, it unfolds in the following specific objectives: to verify the mediation practices carried out by IFCE librarians regarding the promotion of the digital book collection and to identify what information skills the SIBI / IFCE librarians have to mediate the digital collection. In the methodology, exploratory, descriptive and qualitative quantitative research was used. To obtain the data, we opted for the electronic questionnaire with the librarians, elaborated and applied through the Google Forms tool. The content analysis technique was designed for data analysis and interpretation. The results showed that pedagogical mediation stands out in the face of technical and institutional mediation, prevailing in the responses of the participants, with more than 50%, the perception of user education, reference service, selective dissemination of information, social networks, information service utilities, products / services, website, e-mail and cultural actions as possible actions for information mediation. However, when analyzing professional practice, only the practice of educating users, social networks, e-mail and reference service is seen with a higher percentage of responses; the other options had results below 50%. In relation to competences, it appears that most of the skills needed by the individual competent in information are applied by librarians in the context of digital books in an eventual way. Thus, the indicators reveal that the best results were the ability to identify and handle potential sources of information effectively and efficiently, the habit of being proactive and lifelong learning. It is concluded that the typologies of information mediation, in digital contexts, need stimuli to be fully applied, as well as training for librarians, aiming at improving informational skills. Thus, competence and mediation of information are two essential intrinsic variables to promote books on digital platforms. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55322 |
Aparece en las colecciones: | PPGCI - Dissertações defendidas na UFC |
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