Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55162
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A geografia no plano de estudos das escolas itinerantes: os conceitos de meio e trabalho como fundamentos da formação humana |
Título em inglês: | Geography in the study plan of itinerant schools: the concepts of environment and work as foundations of human formation |
Autor(es): | Barbosa, Valdivânia Pereira |
Palavras-chave: | Currículo de Geografia;Complexos de Estudo;Escola Itinerante;Meio;Trabalho |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Geosaberes |
Citação: | BARBOSA, Valdivânia Pereira. A geografia no plano de estudos das escolas itinerantes: os conceitos de meio e trabalho como fundamentos da formação humana. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 19, p. 1-15, set./dez. 2018. |
Resumo: | O artigo caracteriza o Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e avalia a participação da Geografia na proposta curricular. A investigação segue os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental. A proposta dos “Complexos de Estudo” da Escola Itinerante é fundamentada em Pistrak (2009), na experiência educacional soviética. Essa, é embasada no materialismo histórico e dialético. O conceito de meio é o ponto de partida para o trabalho pedagógico. O conceito de trabalho é entendido como socialmente necessário, no sentido amplo de atividade humana criadora, portanto, do espaço do homem. Os conteúdos escolares de Geografia participam, praticamente, de todas as Unidades Complexos e contribuem, sistematicamente, para a formação humana integral almejada pela proposta. |
Abstract: | The article characterizes the Study Plan of the Itinerant Schools of the Landless Rural Workers Movement and evaluates the participation of Geography in the curricular proposal. The rese-arch follows the theoretical and methodological presuppositions of bibliographical and documentary research. The proposal of the "Study Complexes" of the Itinerant School is based on Pistrak (2009), in the Soviet educational experience. This is based on historical and dialectical materialism. The concept of environment is the starting point for pedagogical work. The con-cept of work is understood as socially necessary, in the broad sense of human creative activity, therefore, of man's space. The school content of Geography practically participates of all the Complex Units and contributes, systematically, to the integral human formation sought by the proposal. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55162 |
ISSN: | 2178-0463 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_vpbarbosa.pdf | 597,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.