Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55162
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A geografia no plano de estudos das escolas itinerantes: os conceitos de meio e trabalho como fundamentos da formação humana
Título en inglés: Geography in the study plan of itinerant schools: the concepts of environment and work as foundations of human formation
Autor : Barbosa, Valdivânia Pereira
Palabras clave : Currículo de Geografia;Complexos de Estudo;Escola Itinerante;Meio;Trabalho
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Geosaberes
Citación : BARBOSA, Valdivânia Pereira. A geografia no plano de estudos das escolas itinerantes: os conceitos de meio e trabalho como fundamentos da formação humana. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 19, p. 1-15, set./dez. 2018.
Resumen en portugués brasileño: O artigo caracteriza o Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e avalia a participação da Geografia na proposta curricular. A investigação segue os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental. A proposta dos “Complexos de Estudo” da Escola Itinerante é fundamentada em Pistrak (2009), na experiência educacional soviética. Essa, é embasada no materialismo histórico e dialético. O conceito de meio é o ponto de partida para o trabalho pedagógico. O conceito de trabalho é entendido como socialmente necessário, no sentido amplo de atividade humana criadora, portanto, do espaço do homem. Os conteúdos escolares de Geografia participam, praticamente, de todas as Unidades Complexos e contribuem, sistematicamente, para a formação humana integral almejada pela proposta.
Abstract: The article characterizes the Study Plan of the Itinerant Schools of the Landless Rural Workers Movement and evaluates the participation of Geography in the curricular proposal. The rese-arch follows the theoretical and methodological presuppositions of bibliographical and documentary research. The proposal of the "Study Complexes" of the Itinerant School is based on Pistrak (2009), in the Soviet educational experience. This is based on historical and dialectical materialism. The concept of environment is the starting point for pedagogical work. The con-cept of work is understood as socially necessary, in the broad sense of human creative activity, therefore, of man's space. The school content of Geography practically participates of all the Complex Units and contributes, systematically, to the integral human formation sought by the proposal.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55162
ISSN : 2178-0463
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGR - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_vpbarbosa.pdf597,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.