Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55094
Tipo: TCC
Título: Dificuldades no uso do blog no contexto da teoria da aprendizagem significativa
Título em inglês: Difficulties in using the blog in the context of meaningful learning theory
Autor(es): Rabelo, Hiago Bruno da Silva
Orientador: Lima, Luciana de
Palavras-chave: Teoria da aprendizagem significativa;Blog;Educação
Data do documento: 2019
Citação: RABELO, Hiago Bruno da Silva . Dificuldades no uso do blog no contexto da teoria da aprendizagem significativa. 2019. 69 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar dificuldades da utilização do Blog no contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados foram obtidos através da coleta e análise dados por questionário e observação das atividades em sala de aula com alunos do 7º ano em um colégio particular em Fortaleza. Com isso, identificou-se que as redes sociais são plataformas de grande uso por alunos desta faixa etária e que atua como um subsunçor relevante para o ensino de Blog. Como nativos digitais, espera-se que tenham um conjunto de conhecimentos de habilidades que, na prático, isso nem sempre é verificável. Somando-se as diferenças estruturais entre as redes sociais e o Blog e a complexidade da ferramenta do ponto de vista dos alunos faz com que os alunos não consiga usá-lo da maneira correta com facilidade. Quando se trata de trabalhos em grupo, a qualidade das produções se tornam díspares por conta da diferença do nível de letramento digital entre membros de duas ou mais equipes. Este trabalho encontra evidências de que o uso do Blog com alunos do 7º ano no contexto da aprendizagem significativa deve considerar: uma distribuição adequada de equipes, tempo para realização da atividade e prática; escolha de temas estimulantes; divulgação e reconhecimento.
Abstract: This study aims to analyze the difficulties of using the Blog in the context of the Theory of Meaningful Learning. The results were obtained by collecting and analyzing data by questionnaire and observation of classroom activities with 7th grade students in a private school in Fortaleza. Thus, it was identified that social networks are platforms of great use by students of this age group and that acts as a relevant sub-subsector for Blog teaching. As digital natives, they are expected to have a skill set that, in practice, is not always verifiable. Adding to the structural differences between social networks and Blogging and the complexity of the tool from the students' point of view makes it difficult for students to use it correctly. When it comes to group work, the quality of productions becomes uneven due to the difference in the level of digital literacy between members of two or more teams. This paper finds evidence that the use of the 7th graders Blog in the context of meaningful learning should consider: an adequate distribution of teams, time to perform the activity and practice; choice of stimulating themes; dissemination and recognition.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55094
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_hbsrabelo.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.