Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55079
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Motivações para a escolarização bilíngue: um estudo com famílias das classes médias e médias altas no Rio de Janeiro |
Autor : | Vieira, Alexander Rebelo Goia, Marisol Rodriguez |
Palabras clave : | Escolarização de elites;Classes médias;Escolas bilíngues;Internacionalização da educação. |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista de Ciências Sociais |
Citación : | VIEIRA, Alexander Rebelo; GOIA, Marisol Rodriguez. Motivações para a escolarização bilíngue: um estudo com famílias das classes médias e médias altas no Rio de Janeiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 3, p. 63-99, nov. 2020/fev. 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo visa compreender as expectativas familiares em relação à escolarização bilíngue. Mais especificamente, buscase analisar as razões e motivações que têm levado pais e mães das classes médias-altas a matricularem seus filhos em escolas que oferecem educação bilíngue. Ciências Sociais e Educação se encontram neste trabalho em duas discussões fundamentais: nos debates sobre a relação entre escolarização e classes sociais, e na perspectiva sociológica sobre o fenômeno da escolha de escola. Foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada em 10 entrevistas em profundidade e na condução de um grupo focal com cinco mães de alunos de uma mesma escola bilíngue. Os resultados discutem as percepções dos pais sobre os seguintes temas: as próprias escolas bilíngues; o futuro e a carreira dos filhos e o ensino superior no Brasil e no exterior. |
Abstract: | This article aims to understand family expectations regarding bilingual schooling. More specifically, it seeks to analyze the reasons and motivations that have led fathers and mothers of the upper-middle classes to enroll their children in schools that offer bilingual education. Social Sciences and Education meet in this work in two fundamental discussions: in the debates about the relationship between schooling and social classes, and in the sociological perspective on the phenomenon of school choice. A qualitative research was carried out based on 10 in-depth interviews and the conduct of a focus group with five mothers of students from the same bilingual school. The results discuss the parents’ perceptions about the following themes: the bilingual schools themselves; the future and career of children and higher education in Brazil and abroad. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55079 |
ISSN : | 2318-4620 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_arvieiramrgoia.pdf | 363,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.