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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55079
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vieira, Alexander Rebelo | - |
dc.contributor.author | Goia, Marisol Rodriguez | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-06T23:27:05Z | - |
dc.date.available | 2020-11-06T23:27:05Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Alexander Rebelo; GOIA, Marisol Rodriguez. Motivações para a escolarização bilíngue: um estudo com famílias das classes médias e médias altas no Rio de Janeiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 3, p. 63-99, nov. 2020/fev. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-4620 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55079 | - |
dc.description.abstract | This article aims to understand family expectations regarding bilingual schooling. More specifically, it seeks to analyze the reasons and motivations that have led fathers and mothers of the upper-middle classes to enroll their children in schools that offer bilingual education. Social Sciences and Education meet in this work in two fundamental discussions: in the debates about the relationship between schooling and social classes, and in the sociological perspective on the phenomenon of school choice. A qualitative research was carried out based on 10 in-depth interviews and the conduct of a focus group with five mothers of students from the same bilingual school. The results discuss the parents’ perceptions about the following themes: the bilingual schools themselves; the future and career of children and higher education in Brazil and abroad. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista de Ciências Sociais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escolarização de elites | pt_BR |
dc.subject | Classes médias | pt_BR |
dc.subject | Escolas bilíngues | pt_BR |
dc.subject | Internacionalização da educação. | pt_BR |
dc.title | Motivações para a escolarização bilíngue: um estudo com famílias das classes médias e médias altas no Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo visa compreender as expectativas familiares em relação à escolarização bilíngue. Mais especificamente, buscase analisar as razões e motivações que têm levado pais e mães das classes médias-altas a matricularem seus filhos em escolas que oferecem educação bilíngue. Ciências Sociais e Educação se encontram neste trabalho em duas discussões fundamentais: nos debates sobre a relação entre escolarização e classes sociais, e na perspectiva sociológica sobre o fenômeno da escolha de escola. Foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada em 10 entrevistas em profundidade e na condução de um grupo focal com cinco mães de alunos de uma mesma escola bilíngue. Os resultados discutem as percepções dos pais sobre os seguintes temas: as próprias escolas bilíngues; o futuro e a carreira dos filhos e o ensino superior no Brasil e no exterior. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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