Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55068
Tipo: | TCC |
Título : | Desenvolvimento de animação para um vídeo de poesia em Libras |
Título en inglés: | Development of animation for a video of poetry in Libras |
Autor : | Mota, Karine Almeida |
Tutor: | Oliveira, Adriano Anunciação |
Palabras clave : | Animação;Libras;Blender;Acessibilidade;Poesia |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | MOTA, Karine Almeida. Desenvolvimento de animação para um vídeo de poesia em Libras. 2020. 50 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Imagens são formas de comunicação mais eficientes para atingir um grande público, diante disso esse trabalho propõe o desenvolvimento de uma animação em um vídeo de poesia em Libras com o objetivo de alcançar o público que não tem conhecimento da língua, ampliando assim as possibilidades comunicativas. Tendo em vista que os não falantes de Libras não costumam ter contato com esse tipo de conteúdo, uma animação pode deixar esse conteúdo mais atrativo, aproximando esse público de outras formas artísticas e de questões acerca da acessibilidade. Foi selecionado um vídeo de poesia em Libras da artista Renata Freitas, professora da UFC. Por meio de análise e alguns pré requisitos definidos com o objetivo de não interferir na sinalização, foi desenvolvida a animação. O resultado foi um vídeo com animações simples e direta que não desviasse atenção do público, que possibilitou pessoas que não possuem nenhum conhecimento em Libras, entender a poesia. Por meio de entrevistas, de forma qualitativa, foi concluído que o uso da animação ajudou no entendimento da mensagem a ser passada, mostrando-se como uma opção mais significativa do que uma tradução literal. |
Abstract: | Images are the most efficient type of communication to reach a broad audience. Thus, the current paper suggests the development of an animated poetry video in Brazilian Sign Language (Libras), aiming to reach the audience who may not be familiar with the language, enlarging the possibilities of communication. Since non native speakers of sign language don't often have contact with this kind of content, an animation could make it more engaging, getting this audience closer to other artistic forms and matters regarding accessibility. A poetry video shot by the Libras artist Renata Freitas has been selected, a professor of The Federal University of Ceará (UFC). Through analysis and some prerequisites defined in order not to interfere with signaling, an animation was developed. The result is a video with simple and direct animations that does not divert the audience attention, which enabled people who have no contact with Libras to understand the poem. After an interview, it was concluded that the use of animation helped in understanding the message intended to be conveyed, showing itself as a more meaningful option than a literal translation. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55068 |
Aparece en las colecciones: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Relatório Técnico |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_kamota.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.