Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54964
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí
Título en inglés: The field activities and training of geography teachers in a university of Piauí
Autor : Nunes, Hikaro Kayo de Brito
Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de
Viana, Albert Isaac Gomes
Palabras clave : Atividade de campo;Formação de professores;Geografia
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Geosaberes
Citación : NUNES, Hikaro Kayo de Brito; SOUSA, Sara Raquel Cardoso Teixeira de; VIANA, Albert Isaac Gomes. Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 19, p. 1 - 14 set. 2018.
Resumen en portugués brasileño: A Geografia utiliza a atividade de campo como metodologia de análise e compreensão de diferentes fenômenos e cenários, assim, o estudo objetivou apresentar a importância e as contribuições das atividades de campo (realizadas entre 2012 e 2015) na formação de professores de Geografia em uma turma de uma universidade pública do estado do Piauí por meio de análise dos temas discutidos e da espacialização das atividades. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento teórico, análise de relatórios e discussão temática. No período foram desenvolvidas 10 atividades (6 no eixo de “Geografia Física” e 4 no eixo de “Geografia Humana”), propiciando discussões envolvendo teoria, prática e o contexto de determinada área, havendo um aprimoramento profissional no processo de formação de professores e permitindo, por parte dos alunos, a exploração de conteúdos que ultrapassam a ciência geográfica.
Abstract: Geography uses the field activity as methodology of analysis and understanding of different phenomena and scenarios, so the study aimed to present the importance and the contributions of field activities (conducted between 2012 and 2015) in the formation of teachers of Geography in a class of a public university in the state of Piauí by analyzing the topics discussed and the spatialization of activities. The methodological procedures were: theoretical survey, analysis of reports and thematic discussion. During the period, 10 activities were carried out (6 in the "Physical Geography" axis and 4 in the "Human Geography" axis), facilitating discussions involving theory, practice and the context of a certain area, with a professional improvement in the teacher training process. allowing students to explore content that goes beyond geographic science.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54964
ISSN : 2178-0463
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGR - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_hkdbnunes.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.