Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Hikaro Kayo de Brito-
dc.contributor.authorSousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de-
dc.contributor.authorViana, Albert Isaac Gomes-
dc.date.accessioned2020-11-03T11:33:50Z-
dc.date.available2020-11-03T11:33:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNUNES, Hikaro Kayo de Brito; SOUSA, Sara Raquel Cardoso Teixeira de; VIANA, Albert Isaac Gomes. Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 19, p. 1 - 14 set. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0463-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54964-
dc.description.abstractGeography uses the field activity as methodology of analysis and understanding of different phenomena and scenarios, so the study aimed to present the importance and the contributions of field activities (conducted between 2012 and 2015) in the formation of teachers of Geography in a class of a public university in the state of Piauí by analyzing the topics discussed and the spatialization of activities. The methodological procedures were: theoretical survey, analysis of reports and thematic discussion. During the period, 10 activities were carried out (6 in the "Physical Geography" axis and 4 in the "Human Geography" axis), facilitating discussions involving theory, practice and the context of a certain area, with a professional improvement in the teacher training process. allowing students to explore content that goes beyond geographic science.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeosaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade de campopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleAtividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauípt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Geografia utiliza a atividade de campo como metodologia de análise e compreensão de diferentes fenômenos e cenários, assim, o estudo objetivou apresentar a importância e as contribuições das atividades de campo (realizadas entre 2012 e 2015) na formação de professores de Geografia em uma turma de uma universidade pública do estado do Piauí por meio de análise dos temas discutidos e da espacialização das atividades. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento teórico, análise de relatórios e discussão temática. No período foram desenvolvidas 10 atividades (6 no eixo de “Geografia Física” e 4 no eixo de “Geografia Humana”), propiciando discussões envolvendo teoria, prática e o contexto de determinada área, havendo um aprimoramento profissional no processo de formação de professores e permitindo, por parte dos alunos, a exploração de conteúdos que ultrapassam a ciência geográfica.pt_BR
dc.title.enThe field activities and training of geography teachers in a university of Piauípt_BR
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_hkdbnunes.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.