Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54964
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Hikaro Kayo de Brito | - |
dc.contributor.author | Sousa, Sara Raquel Cardoso Teixeira de | - |
dc.contributor.author | Viana, Albert Isaac Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-03T11:33:50Z | - |
dc.date.available | 2020-11-03T11:33:50Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Hikaro Kayo de Brito; SOUSA, Sara Raquel Cardoso Teixeira de; VIANA, Albert Isaac Gomes. Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 19, p. 1 - 14 set. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-0463 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54964 | - |
dc.description.abstract | Geography uses the field activity as methodology of analysis and understanding of different phenomena and scenarios, so the study aimed to present the importance and the contributions of field activities (conducted between 2012 and 2015) in the formation of teachers of Geography in a class of a public university in the state of Piauí by analyzing the topics discussed and the spatialization of activities. The methodological procedures were: theoretical survey, analysis of reports and thematic discussion. During the period, 10 activities were carried out (6 in the "Physical Geography" axis and 4 in the "Human Geography" axis), facilitating discussions involving theory, practice and the context of a certain area, with a professional improvement in the teacher training process. allowing students to explore content that goes beyond geographic science. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Geosaberes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atividade de campo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.title | Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Geografia utiliza a atividade de campo como metodologia de análise e compreensão de diferentes fenômenos e cenários, assim, o estudo objetivou apresentar a importância e as contribuições das atividades de campo (realizadas entre 2012 e 2015) na formação de professores de Geografia em uma turma de uma universidade pública do estado do Piauí por meio de análise dos temas discutidos e da espacialização das atividades. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento teórico, análise de relatórios e discussão temática. No período foram desenvolvidas 10 atividades (6 no eixo de “Geografia Física” e 4 no eixo de “Geografia Humana”), propiciando discussões envolvendo teoria, prática e o contexto de determinada área, havendo um aprimoramento profissional no processo de formação de professores e permitindo, por parte dos alunos, a exploração de conteúdos que ultrapassam a ciência geográfica. | pt_BR |
dc.title.en | The field activities and training of geography teachers in a university of Piauí | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_hkdbnunes.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.