Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54805
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A natureza da tecnologia e seu ensino |
Título en inglés: | The nature of technology and is teaching |
Autor : | Szczepanik, Gilmar Evandro |
Palabras clave : | Filosofia;Tecnologia;Design;Educação tecnológica;Ensino |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista Dialectus |
Citación : | SZCZEPANIK, Gilmar Evandro. A natureza da tecnologia e seu ensino. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 17, p. 213-228, maio/ago. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | A investigação filosófica sobre a tecnologia tem ocupado cada vez mais espaço na agenda dos filósofos profissionais das mais diversas tradições. Com o objetivo de expandir a reflexão filosófica sobre o respectivo tema, o presente texto, busca esclarecer os principais elementos associados à natureza da tecnologia, analisando, consequentemente, as implicações que os mesmos exercem na educação tecnológica. Primeiramente, afastamos a concepção reducionista de tecnologia como ciência aplicada e de tecnociência, alegando que há boas razões para sustentar uma emancipação epistêmica fraca da tecnologia em relação à ciência. Em seguida, falaremos sobre as especificidades que envolvem a educação tecnológica associadas principalmente ao processo de design. Por fim, consideramos a possibilidade de desenvolver uma autêntica e efetiva educação tecnológica. |
Abstract: | Philosophical research on technology has increasingly occupied the agenda of professional philosophers from the most diverse traditions. In order to expand the philosophical reflection on the respective theme, this text seeks to clarify the main elements associated with the nature of technology, analysing, consequently, the implications that they have on technological education. First, we tried to move away from the reductionist conception of technology as applied science and technoscience, claiming that there are good reasons to support a weak epistemic emancipation of technology in relation to science. Next, we will talk about the specificities that involve technological education associated mainly with the design process. Finally, we consider the possibility of developing an authentic and effective technological education. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54805 |
ISSN : | 2317-2010 |
Aparece en las colecciones: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_geszczepanik.pdf | 435,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.