Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54805
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Szczepanik, Gilmar Evandro | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-23T14:46:37Z | - |
dc.date.available | 2020-10-23T14:46:37Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SZCZEPANIK, Gilmar Evandro. A natureza da tecnologia e seu ensino. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 17, p. 213-228, maio/ago. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54805 | - |
dc.description.abstract | Philosophical research on technology has increasingly occupied the agenda of professional philosophers from the most diverse traditions. In order to expand the philosophical reflection on the respective theme, this text seeks to clarify the main elements associated with the nature of technology, analysing, consequently, the implications that they have on technological education. First, we tried to move away from the reductionist conception of technology as applied science and technoscience, claiming that there are good reasons to support a weak epistemic emancipation of technology in relation to science. Next, we will talk about the specificities that involve technological education associated mainly with the design process. Finally, we consider the possibility of developing an authentic and effective technological education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Dialectus | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | A natureza da tecnologia e seu ensino | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A investigação filosófica sobre a tecnologia tem ocupado cada vez mais espaço na agenda dos filósofos profissionais das mais diversas tradições. Com o objetivo de expandir a reflexão filosófica sobre o respectivo tema, o presente texto, busca esclarecer os principais elementos associados à natureza da tecnologia, analisando, consequentemente, as implicações que os mesmos exercem na educação tecnológica. Primeiramente, afastamos a concepção reducionista de tecnologia como ciência aplicada e de tecnociência, alegando que há boas razões para sustentar uma emancipação epistêmica fraca da tecnologia em relação à ciência. Em seguida, falaremos sobre as especificidades que envolvem a educação tecnológica associadas principalmente ao processo de design. Por fim, consideramos a possibilidade de desenvolver uma autêntica e efetiva educação tecnológica. | pt_BR |
dc.title.en | The nature of technology and is teaching | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_geszczepanik.pdf | 435,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.