Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54733
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A experiência do inseticida natural na horta escolar como contribuição ao ensino de geografia
Título em inglês: The experience of natural insecticide in the school garden as a contribution to the teaching of geography
Autor(es): Melo, Cristiane e Castro Feitosa
Palavras-chave: Inseticida natural;Horta escolar;Formigas cortadeiras;Geografia
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes
Citação: MELO, Cristiane e Castro Feitosa. A experiência do inseticida natural na horta escolar como contribuição ao ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1-14, jan./abr. 2019
Resumo: Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar a contribuição da experiência da produção e uso de inseticida natural na horta da escola pública, no combate as formigas cortadeiras (Saúvas), como contribuição ao ensino de geografia dos alunos do Ensino Fundamental (do 8º e 9º ano). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira - Ecologia e Conscientização: caminhos para o exercício da cidadania - apresenta uma retrospectiva do ambientalismo na política global e escolar, no qual o trabalho de geografia foi essencial ao combinar, sequencialmente, a sociedade das formigas cortadeiras comparando-a com a sociedade humana até os dias atuais. Mostra, também, Os Caminhos da Pesquisa: O Estudo de Caso Etnográfico. Na segunda parte - A experiência do inseticida natural na horta da Escola Nilson Holanda – registra a experiência pedagógica desenvolvida em uma escola pública do município de Fortaleza. Por último, apresenta as considerações finais, discutindo a necessidade de uma tomada de consciência em relação à geografia em conjunto com a educação ambiental para o aumento da formação e das ações humanas, tendo como base a horta da escola e a sociedade local, mostrando o esforço pessoal e coletivo nessa conscientização.
Abstract: This survey aims primarily to analyze the contribution of the production and use of natural insecticide in the garden of the public school, in the fight against the leafy ants (Saúvas) experience to geography learning by Basic Education (8th to 9th grades) students. This is a qualitative survey of ethnographic case study type. The study is structured into two parts. The first – Ecology and Awareness: ways to citizenship exercise – provides a retrospective of environmentalism in global and school policy policy, in which the work of geography was essential in sequentially combining the society of leaf-cutting ants by comparing it with human society to the present days. It also shows the Ways to the Survey: The Ethnographic Case Study. The second part – of the natural insecticide in the garden experiment at Nilson Holanda School – records the educational experiment developed in a public school in the municipality of Fortaleza. Finally, it presents the final considerations and discusses the need of perception in relation to geography together with environmental education to increase training and human actions, based on the school garden and local society, showing the personal and collective effort in this awareness.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54733
ISSN: 2178-0463
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_cecfmelo.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.