Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54724
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Abordagens das práticas educacionais da criança com autismo: um estudo das pesquisas acadêmicas na área |
Autor : | Silva, Aíla Maria de Oliveira Ribeiro, Disneylândia Maria |
Palabras clave : | Educação inclusiva;Educação especial;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Pessoa com deficiência;Autismo;Inclusão socioeducacional |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | SILVA, Aíla Maria de Oliveira; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Abordagens das práticas educacionais da criança com autismo: um estudo das pesquisas acadêmicas na área. In: SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, 6., 2016, Pau dos Ferros, RN. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | A inclusão educacional da criança com autismo é uma discussão relevante na formação de professores, haja vista que as políticas educacionais das últimas décadas estão cada vez mais voltadas para o respeito à diversidade humana, à educação da pessoa com deficiência e à escola inclusiva. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo compreender as práticas educacionais de inclusão da criança com autismo a partir das pesquisas acadêmicas na área. Esse estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória quanto aos objetivos, e de revisão de literatura quanto aos procedimentos. Os periódicos investigados foram a Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) e o Grupo de Trabalho 15 (GT) de Educação Especial da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, (ANPED). Os resultados evidenciam que as principais temáticas pesquisadas são: a interação social, o brincar, a avaliação, as tecnologias móveis de aprendizagem e os comportamentos da criança com autismo na escola. É possível afirmar que muitas das atividades que foram desenvolvidas nos trabalhos analisados favorecem os avanços da criança e que as condições materiais da escola, bem como, o trabalho pedagógico desenvolvido por profissionais preparados, contribuíram para que as crianças com autismo evoluíssem. Entretanto, esses estudos mostram que ainda precisam de estudos mais aprofundados sobre o tema e que nem sempre os profissionais se encontram preparados para desenvolver estratégias que favoreçam a inclusão da criança com autismo. E que se faz necessário que as pesquisas continuem acontecendo ao longo do tempo, como forma de ampliar os estudos sobre o tema em questão. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54724 |
Aparece en las colecciones: | PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_amosilva_dmribeiro.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.