Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54724
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Aíla Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Disneylândia Maria | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-17T04:31:42Z | - |
dc.date.available | 2020-10-17T04:31:42Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aíla Maria de Oliveira; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Abordagens das práticas educacionais da criança com autismo: um estudo das pesquisas acadêmicas na área. In: SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, 6., 2016, Pau dos Ferros, RN. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54724 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.title | Abordagens das práticas educacionais da criança com autismo: um estudo das pesquisas acadêmicas na área | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A inclusão educacional da criança com autismo é uma discussão relevante na formação de professores, haja vista que as políticas educacionais das últimas décadas estão cada vez mais voltadas para o respeito à diversidade humana, à educação da pessoa com deficiência e à escola inclusiva. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo compreender as práticas educacionais de inclusão da criança com autismo a partir das pesquisas acadêmicas na área. Esse estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória quanto aos objetivos, e de revisão de literatura quanto aos procedimentos. Os periódicos investigados foram a Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) e o Grupo de Trabalho 15 (GT) de Educação Especial da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, (ANPED). Os resultados evidenciam que as principais temáticas pesquisadas são: a interação social, o brincar, a avaliação, as tecnologias móveis de aprendizagem e os comportamentos da criança com autismo na escola. É possível afirmar que muitas das atividades que foram desenvolvidas nos trabalhos analisados favorecem os avanços da criança e que as condições materiais da escola, bem como, o trabalho pedagógico desenvolvido por profissionais preparados, contribuíram para que as crianças com autismo evoluíssem. Entretanto, esses estudos mostram que ainda precisam de estudos mais aprofundados sobre o tema e que nem sempre os profissionais se encontram preparados para desenvolver estratégias que favoreçam a inclusão da criança com autismo. E que se faz necessário que as pesquisas continuem acontecendo ao longo do tempo, como forma de ampliar os estudos sobre o tema em questão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_amosilva_dmribeiro.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.