Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54722
Tipo: Tese
Título : Implantação de uma metodologia inovadora de ensino e avaliação para o desenvolvimento de competências empreendedoras: um estudo de caso no Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC
Autor : Silva, Henrique Barbosa
Tutor: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Palabras clave : Sistemas e mídias digitais;Empreendedorismo;Educação empreendedora;Avaliação Educacional;Competências Empreendedoras
Fecha de publicación : 2020
Citación : SILVA, Henrique Barbosa. Implantação de uma metodologia inovadora de ensino e avaliação para o desenvolvimento de competências empreendedoras: um estudo de caso no Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC. 2020. 192f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo tem como objetivo propor uma metodologia inovadora de ensino e de avaliação para o desenvolvimento das competências empreendedoras dos alunos do curso de Sistemas e Mídias Digitais – SMD, da UFC, que possibilita uma formação mais adequada às demandas do mundo do trabalho de sistemas e mídias digitais. A fundamentação teórica sustenta-se nas teorias acerca do empreendedorismo e da educação empreendedora, defendidas por Dolabela (2006), Dornelas (2016), Schumpeter (1961) e Lopes (2017), das competências empreendedoras, discutidas por Cooley (1990) e Lenzi (2008), e do ensino e da avaliação educacional, desenvolvidas por Hoffman (2009), Luckesi (2002) e Vianna (2000). Yin (2015) e Triviños (1987) ampararam o desenvolvimento dos procedimentos do estudo de caso, que investigou os modelos e as práticas de ensino e avaliação aplicadas na disciplina Gestão de Negócios em Multimídias – GNM – e as contribuições do Projeto Pedagógico do Curso – PPC – para o desenvolvimento das competências empreendedoras demandadas pelo mercado. Bardin (2016), com seu método da análise de conteúdo, forneceu os subsídios para a análise dos dados coletados. A pesquisa aconteceu a partir da análise documental do PPC, de questionários aplicados para alunos e professores, e de entrevista semiestruturada com os coordenadores dos cursos, diurno e noturno. Sessenta e três alunos que cursaram a disciplina GNM entre os anos de 2011 e 2019, dezoito professores e 2 coordenadores do curso responderam aos questionários, contribuindo para a investigação sobre o perfil e as competências empreendedoras dos alunos, o grau de satisfação com as metodologias de ensino e avaliação aplicadas na disciplina GNM e a percepção sobre cultura empreendedora do curso. Apesar das constantes atualizações do PPC e da disciplina de GNM, observou-se que os alunos da disciplina GNM reconhecem 05 (cinco) das 10 (dez) competências empreendedoras avaliadas na pesquisa e que a cultura empreendedora precisa ser fortalecida de forma sistemática no curso SMD. Portanto, a proposta apresentada contempla a reformulação da disciplina GNM, a partir de uma metodologia fundamentada nos pressupostos da educação empreendedora, da interação com as demais disciplinas e das ações promovidas por alunos, professores e coordenadores do Curso de Sistemas e Mídias Digitais para o desenvolvimento das competências empreendedoras dos alunos.
Abstract: This study aims to propose an innovative teaching and assessment methodology for the development of entrepreneurial skills of students in the course of Systems and Digital Media - SMD, from UFC, which enables a more adequate training to the demands of the world of systems work and digital media. The theoretical foundation is based on the theories about entrepreneurship and entrepreneurial education, defended by Dolabela (2006), Dornelas (2016), Schumpeter (1961) and Lopes (2017), of the entrepreneurial skills, discussed by Cooley (1990) and Lenzi (2008) and teaching and educational assessment, developed by Hoffman (2009), Luckesi (2002) and Vianna (2000). Yin (2015) and Triviños (1987) supported the development of the case study procedures, which investigated the teaching and assessment models and practices applied in the Multimedia Business Management discipline - GNM and the contributions of the Course Pedagogical Project - PPC to the development of entrepreneurial skills demanded by the market. Bardin (2016), with his method of content analysis, provided the subsidies for the analysis of the collected data. The research took place from the documentary analysis of the PPC, from questionnaires applied to students and teachers and semi-structured interviews with the coordinators of the courses, day and night. Sixty-three students who took the GNM course between 2011 and 2019, eighteen teachers and 2 course coordinators answered the questionnaires, contributing to the investigation of the students' profile and entrepreneurial skills, the degree of satisfaction with the teaching methodologies. teaching and assessment applied in the GNM discipline and the perception of entrepreneurial culture in the course. Despite the constant updates of the PPC and the GNM discipline, it was observed that the students of the GNM discipline recognize 05 (five) of the 10 (ten) entrepreneurial skills evaluated in the research and that the entrepreneurial culture needs to be systematically strengthened in the SMD course. Therefore, the proposal presented contemplates the reformulation of the GNM discipline, based on a methodology based on the assumptions of entrepreneurial education, interaction with other disciplines and actions promoted by students, teachers and coordinators of the Course on Systems and Digital Media for development students' entrepreneurial skills.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54722
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_tese_hbsilva.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.