Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório |
Autor : | Nunes, Camila Almada Lustosa, Francisca Geny |
Palabras clave : | Educação inclusiva;Educação especial;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Pessoas com deficiência;Inclusão socioeducacional |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | NUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual na perspectiva de professores da educação básica com o objetivo de responder aos seguintes questionamentos: O que pensam os educadores em relação à alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual? Quais as dificuldades encontradas nesse processo de ensino e aprendizagem? Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, optamos pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários eletrônicos do Google Drive via internet com 38 educadores da Educação Básica. Para tanto, de acordo com as percepções dos sujeitos da pesquisa foi possível constatar que a maioria dos educadores (94,8%) expressou expectativas positivas em relação às potencialidades dos alunos com deficiência intelectual para aprendizagem da leitura e da escrita. Em face às dificuldades mencionadas em termos de condições materiais e instrumentais adequados, uso de estratégias diferenciadas, falta do acompanhamento mais próximo da família e obstáculo da memorização e/ou aprendizagem lenta, ressaltamos que mesmo diante dessas dificuldades os professores acreditam na possibilidade de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual. Portanto, fica evidente que a realidade permeada no cotidiano desses participantes da pesquisa configura-se como um importante ganho dentro do histórico de segregação e exclusão da educação. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699 |
ISSN : | 2358-8829 |
Aparece en las colecciones: | PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_canunes_fglustosa.pdf | 364,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.