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dc.contributor.authorNunes, Camila Almada-
dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.date.accessioned2020-10-16T06:11:11Z-
dc.date.available2020-10-16T06:11:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2358-8829-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAcompanhamento educacional especializadopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogia - acessibilidadept_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusão socioeducacionalpt_BR
dc.titleReflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual na perspectiva de professores da educação básica com o objetivo de responder aos seguintes questionamentos: O que pensam os educadores em relação à alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual? Quais as dificuldades encontradas nesse processo de ensino e aprendizagem? Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, optamos pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários eletrônicos do Google Drive via internet com 38 educadores da Educação Básica. Para tanto, de acordo com as percepções dos sujeitos da pesquisa foi possível constatar que a maioria dos educadores (94,8%) expressou expectativas positivas em relação às potencialidades dos alunos com deficiência intelectual para aprendizagem da leitura e da escrita. Em face às dificuldades mencionadas em termos de condições materiais e instrumentais adequados, uso de estratégias diferenciadas, falta do acompanhamento mais próximo da família e obstáculo da memorização e/ou aprendizagem lenta, ressaltamos que mesmo diante dessas dificuldades os professores acreditam na possibilidade de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual. Portanto, fica evidente que a realidade permeada no cotidiano desses participantes da pesquisa configura-se como um importante ganho dentro do histórico de segregação e exclusão da educação.pt_BR
Aparece nas coleções:PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos

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