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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nunes, Camila Almada | - |
dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-16T06:11:11Z | - |
dc.date.available | 2020-10-16T06:11:11Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-8829 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual na perspectiva de professores da educação básica com o objetivo de responder aos seguintes questionamentos: O que pensam os educadores em relação à alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual? Quais as dificuldades encontradas nesse processo de ensino e aprendizagem? Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, optamos pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários eletrônicos do Google Drive via internet com 38 educadores da Educação Básica. Para tanto, de acordo com as percepções dos sujeitos da pesquisa foi possível constatar que a maioria dos educadores (94,8%) expressou expectativas positivas em relação às potencialidades dos alunos com deficiência intelectual para aprendizagem da leitura e da escrita. Em face às dificuldades mencionadas em termos de condições materiais e instrumentais adequados, uso de estratégias diferenciadas, falta do acompanhamento mais próximo da família e obstáculo da memorização e/ou aprendizagem lenta, ressaltamos que mesmo diante dessas dificuldades os professores acreditam na possibilidade de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual. Portanto, fica evidente que a realidade permeada no cotidiano desses participantes da pesquisa configura-se como um importante ganho dentro do histórico de segregação e exclusão da educação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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