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Tipo: Artigo de Evento
Título: Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório
Autor(es): Nunes, Camila Almada
Lustosa, Francisca Geny
Palavras-chave: Educação inclusiva;Educação especial;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Pessoas com deficiência;Inclusão socioeducacional
Data do documento: 2019
Citação: NUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2019.
Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual na perspectiva de professores da educação básica com o objetivo de responder aos seguintes questionamentos: O que pensam os educadores em relação à alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual? Quais as dificuldades encontradas nesse processo de ensino e aprendizagem? Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, optamos pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários eletrônicos do Google Drive via internet com 38 educadores da Educação Básica. Para tanto, de acordo com as percepções dos sujeitos da pesquisa foi possível constatar que a maioria dos educadores (94,8%) expressou expectativas positivas em relação às potencialidades dos alunos com deficiência intelectual para aprendizagem da leitura e da escrita. Em face às dificuldades mencionadas em termos de condições materiais e instrumentais adequados, uso de estratégias diferenciadas, falta do acompanhamento mais próximo da família e obstáculo da memorização e/ou aprendizagem lenta, ressaltamos que mesmo diante dessas dificuldades os professores acreditam na possibilidade de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual. Portanto, fica evidente que a realidade permeada no cotidiano desses participantes da pesquisa configura-se como um importante ganho dentro do histórico de segregação e exclusão da educação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699
ISSN: 2358-8829
Aparece nas coleções:PRÓ-INCLUSÃO - Trabalhos apresentados em eventos

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