Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54626
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Editorial |
Autor(es): | Lopes, Fátima Maria Nobre |
Palavras-chave: | Trabalho pedagógico na educação infantil;Princípio de Gestão Democrática;Base Nacional Comum Curricular |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | LOPES, Fátima Maria Nobre. Editorial. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 82, p. 7-8, maio/ago. 2020. |
Resumo: | Como o periódico mais antigo na área de educação na região Nordeste, com 42 anos de existência, a revista Educação em Debate (EemD) tem se pautado ao longo destes anos por estimular um debate acadêmico marcado pela diversidade de perspectivas na área de educação e afins. Dando continuidade ao processo de internacionalização, nesta publicação, referente ao segundo quadrimestre de 2020, apresentamos artigos oriundos de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior (IES) nacionais e estrangeiras. Numa ordem alfabética dos títulos dos artigos, o leitor encontrará, neste número, temas variados no campo da educação, que apresentamos a seguir. No primeiro artigo, A coordenação pedagógica como espaço sociorrelacional: subjetividade, trabalho pedagógico e educação infantil, com base na Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural histórica de González Rey, acompanhado dos seus colaboradores, e nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa, objetiva-se refletir sobre processos de subjetividade social da instituição educacional que possibilitam a construção do espaço-tempo da coordenação pedagógica como espaço sociorrelacional favorecedor do trabalho pedagógico na educação infantil. No segundo artigo, A eleição de diretores em escolas municipais e sua relação com o princípio de gestão democrática, objetiva-se compreender em que medida os Planos de Ação apresentados pelos candidatos a diretores das escolas municipais de Santa Maria (RS) possibilitam a gestão escolar em uma perspectiva democrática. O terceiro artigo, A etnomatemática e o sistema de medidas dos ribeirinhos do Baixo Tocantins, resultante da proposição de estudos do Sistema de Medidas para turmas do ensino fundamental II em escolas ribeirinhas do Baixo Tocantins, município de Cametá (PA), tem como objetivo estruturar propostas de atividades relacionando conceitos do Sistema Métrico Internacional com os saberes tradicionais de medição praticados nestas comunidades. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54626 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_fmnlopes.pdf | 158,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.