Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Fátima Maria Nobre-
dc.date.accessioned2020-10-13T23:24:20Z-
dc.date.available2020-10-13T23:24:20Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLOPES, Fátima Maria Nobre. Editorial. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 82, p. 7-8, maio/ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54626-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógico na educação infantilpt_BR
dc.subjectPrincípio de Gestão Democráticapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleEditorialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrComo o periódico mais antigo na área de educação na região Nordeste, com 42 anos de existência, a revista Educação em Debate (EemD) tem se pautado ao longo destes anos por estimular um debate acadêmico marcado pela diversidade de perspectivas na área de educação e afins. Dando continuidade ao processo de internacionalização, nesta publicação, referente ao segundo quadrimestre de 2020, apresentamos artigos oriundos de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior (IES) nacionais e estrangeiras. Numa ordem alfabética dos títulos dos artigos, o leitor encontrará, neste número, temas variados no campo da educação, que apresentamos a seguir. No primeiro artigo, A coordenação pedagógica como espaço sociorrelacional: subjetividade, trabalho pedagógico e educação infantil, com base na Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural histórica de González Rey, acompanhado dos seus colaboradores, e nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa, objetiva-se refletir sobre processos de subjetividade social da instituição educacional que possibilitam a construção do espaço-tempo da coordenação pedagógica como espaço sociorrelacional favorecedor do trabalho pedagógico na educação infantil. No segundo artigo, A eleição de diretores em escolas municipais e sua relação com o princípio de gestão democrática, objetiva-se compreender em que medida os Planos de Ação apresentados pelos candidatos a diretores das escolas municipais de Santa Maria (RS) possibilitam a gestão escolar em uma perspectiva democrática. O terceiro artigo, A etnomatemática e o sistema de medidas dos ribeirinhos do Baixo Tocantins, resultante da proposição de estudos do Sistema de Medidas para turmas do ensino fundamental II em escolas ribeirinhas do Baixo Tocantins, município de Cametá (PA), tem como objetivo estruturar propostas de atividades relacionando conceitos do Sistema Métrico Internacional com os saberes tradicionais de medição praticados nestas comunidades. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_fmnlopes.pdf158,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.