Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54596
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Por uma Pedagogia visual: caminhos e concepções que marca(ra)m a educação de surdos no Brasil
Autor : Souza, Margarida Maria Pimentel de
Lustosa, Francisca Geny
Palabras clave : Educação inclusiva;Alfabetização;Acompanhamento educacional especializado;Inclusão socioeducacional;Educação especial;Formação de professores;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade;Educação de surdos;Minoria linguística
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Afluente: Revista de Letras e Linguística
Citación : SOUZA, Margarida Maria Pimentel de; LUSTOSA, Francisca Geny. Por uma Pedagogia visual: caminhos e concepções que marca(ra)m a educação de surdos no Brasil. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 11, p. 27-46, maio/ago. 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo objetiva trazer à tona questões relacionadas aos caminhos e concepções que marca(ra)m e/ou influencia(ra)m no dia a dia da educação de aprendizes surdos. Tratar de assuntos históricos traz nitidez a aspectos da atualidade, por isso é sempre salutar o confronto entre os tempos idos e os atuais. Tratar da educação de surdos é tratar de políticas linguísticas e educacionais, é tratar de cidadania, de diferença cultural e dos distintos “modelos” de educação a eles oferecida. Fruto de uma pesquisa bibliográfica, esse texto se apoia em documentos referenciados e em autores das áreas de políticas linguísticas para as minorias (BEREMLUM, 2003; MAHER, 2013; PETTER, 2003) e de educação de surdos (BARCELLAR, 1929/INES, 2013; LANE, 1992; SACKS, 1998; PIMENTEL-SOUZA, 2008). Os resultados mostram que o conhecimento histórico contribui para desmitificar conceitos e fatos equivocados, bem como demonstram as lutas e conquistas dessa população há tanto tempo “amordaçada”, mas apontam ainda um árduo caminho a se trilhar em prol da Pedagogia Visual, ao caminho de uma educação bilíngue de fato e da cidadania plena às pessoas surdas. Por fim, o texto traz também uma reflexão quanto à disciplina Língua de Sinais Brasileira – Libras e a questões correlatas, posto que uma conquista não representa um caminho concluído, mas uma nova porta a se adentrar, a investigar, rumos a organizar e implementar.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54596
ISSN : 2525-3441
Aparece en las colecciones: DELLES - Artigos publicados em revistas científicas
PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_mmpsouza_fglustosa.pdf382,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.