Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Margarida Maria Pimentel de-
dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.date.accessioned2020-10-13T12:16:46Z-
dc.date.available2020-10-13T12:16:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUZA, Margarida Maria Pimentel de; LUSTOSA, Francisca Geny. Por uma Pedagogia visual: caminhos e concepções que marca(ra)m a educação de surdos no Brasil. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 11, p. 27-46, maio/ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3441-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54596-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAfluente: Revista de Letras e Linguísticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAcompanhamento educacional especializadopt_BR
dc.subjectInclusão socioeducacionalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogia - acessibilidadept_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectMinoria linguísticapt_BR
dc.titlePor uma Pedagogia visual: caminhos e concepções que marca(ra)m a educação de surdos no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva trazer à tona questões relacionadas aos caminhos e concepções que marca(ra)m e/ou influencia(ra)m no dia a dia da educação de aprendizes surdos. Tratar de assuntos históricos traz nitidez a aspectos da atualidade, por isso é sempre salutar o confronto entre os tempos idos e os atuais. Tratar da educação de surdos é tratar de políticas linguísticas e educacionais, é tratar de cidadania, de diferença cultural e dos distintos “modelos” de educação a eles oferecida. Fruto de uma pesquisa bibliográfica, esse texto se apoia em documentos referenciados e em autores das áreas de políticas linguísticas para as minorias (BEREMLUM, 2003; MAHER, 2013; PETTER, 2003) e de educação de surdos (BARCELLAR, 1929/INES, 2013; LANE, 1992; SACKS, 1998; PIMENTEL-SOUZA, 2008). Os resultados mostram que o conhecimento histórico contribui para desmitificar conceitos e fatos equivocados, bem como demonstram as lutas e conquistas dessa população há tanto tempo “amordaçada”, mas apontam ainda um árduo caminho a se trilhar em prol da Pedagogia Visual, ao caminho de uma educação bilíngue de fato e da cidadania plena às pessoas surdas. Por fim, o texto traz também uma reflexão quanto à disciplina Língua de Sinais Brasileira – Libras e a questões correlatas, posto que uma conquista não representa um caminho concluído, mas uma nova porta a se adentrar, a investigar, rumos a organizar e implementar.pt_BR
Aparece nas coleções:DELLES - Artigos publicados em revistas científicas
PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_mmpsouza_fglustosa.pdf382,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.