Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54596
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Margarida Maria Pimentel de | - |
dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-13T12:16:46Z | - |
dc.date.available | 2020-10-13T12:16:46Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Margarida Maria Pimentel de; LUSTOSA, Francisca Geny. Por uma Pedagogia visual: caminhos e concepções que marca(ra)m a educação de surdos no Brasil. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 11, p. 27-46, maio/ago. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-3441 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54596 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Afluente: Revista de Letras e Linguística | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Minoria linguística | pt_BR |
dc.title | Por uma Pedagogia visual: caminhos e concepções que marca(ra)m a educação de surdos no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo objetiva trazer à tona questões relacionadas aos caminhos e concepções que marca(ra)m e/ou influencia(ra)m no dia a dia da educação de aprendizes surdos. Tratar de assuntos históricos traz nitidez a aspectos da atualidade, por isso é sempre salutar o confronto entre os tempos idos e os atuais. Tratar da educação de surdos é tratar de políticas linguísticas e educacionais, é tratar de cidadania, de diferença cultural e dos distintos “modelos” de educação a eles oferecida. Fruto de uma pesquisa bibliográfica, esse texto se apoia em documentos referenciados e em autores das áreas de políticas linguísticas para as minorias (BEREMLUM, 2003; MAHER, 2013; PETTER, 2003) e de educação de surdos (BARCELLAR, 1929/INES, 2013; LANE, 1992; SACKS, 1998; PIMENTEL-SOUZA, 2008). Os resultados mostram que o conhecimento histórico contribui para desmitificar conceitos e fatos equivocados, bem como demonstram as lutas e conquistas dessa população há tanto tempo “amordaçada”, mas apontam ainda um árduo caminho a se trilhar em prol da Pedagogia Visual, ao caminho de uma educação bilíngue de fato e da cidadania plena às pessoas surdas. Por fim, o texto traz também uma reflexão quanto à disciplina Língua de Sinais Brasileira – Libras e a questões correlatas, posto que uma conquista não representa um caminho concluído, mas uma nova porta a se adentrar, a investigar, rumos a organizar e implementar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DELLES - Artigos publicados em revistas científicas PRÓ-INCLUSÃO - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_mmpsouza_fglustosa.pdf | 382,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.