Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54591
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Simuladores de processos geológicos e geomorfológicos: contribuições para o ensino e formação em geociências e ciências da terra
Título en inglés: Simulators of geological and geomorphological processes: contributions to education and training in geosciences and earth sciences
Autor : Pimenta, João Paulo de Oliveira
Gouveia, Isabel Cristina Moroz Caccia
Correia, Ronaldo Celso Messias
Palabras clave : Geomorfologia;Ensino de geografia;Simulador de relevo
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Geosaberes
Citación : PIMENTA, João Paulo de Oliveira; GOUVEIA, Isabel Cristina Moroz Caccia; CORREIA, Ronaldo Celso Messias. Simuladores de processos geológicos e geomorfológicos: contribuições para o ensino e formação em geociências e ciências da terra. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 13, dez, 2018.
Resumen en portugués brasileño: O ensino de Geografia, especialmente na área de Geomorfologia, pressupõe uma capacidade, por parte do docente, de tornar compreensível diversos fenômenos e processos que, muitas vezes, estão além do conhecimento empírico do aluno. Assim, recorrer a recursos didáticos como modelos, maquetes e equipamentos multimídia torna-se necessário para facilitar a representação de diferentes dinâmicas que, em diferentes escalas, tornam-se de difícil compreensão. Diante disto, apresentamos dois equipamentos simuladores de dinâmicas geológicas e geomorfológicas construídos a partir da iniciativa de alunos e professores do “Laboratório de Geologia, Geomorfologia e Recursos Hídricos” da FCT/UNESP, com o intuito de contribuir para o ensino de Geomorfologia e Geociências em geral, principalmente quanto ao ensino de fenômenos relacionados a tectonismos, escoamento superficial e processos erosivos.
Abstract: The teaching of Geography, especially in the area of Geomorphology, presupposes a capacity, on the part of the teacher, to make understandable several phenomena and processes that, often, are beyond the empirical knowledge of the student. Thus, using didactic resources such as models, models and multimedia equipment becomes necessary to facilitate the representation of different dynamics that, at different scales, become difficult to understand. In view of this, we present two simulators of geological and geomorphological dynamics constructed from the initiative of students and professors of the "Geology, Geomorphology and Water Resources Laboratory" of FCT / UNESP, with the aim of contributing to the teaching of Geomorphology and Geosciences in general, mainly regarding the teaching of phenomena related to tectonisms, surface runoff and erosive processes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54591
ISSN : 2178-0463
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DGR - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_jpdopimenta.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.