Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54589
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Análise do filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: pressupostos teóricos para o debate na formação de professores inclusivos |
Authors: | Lustosa, Francisca Geny Pires, Marcia Gardenia Lustosa |
Keywords: | Educação especial;Educação inclusiva;Formação de professores;Análise fílmica;Inclusão socioeducacional;Pessoa com deficiência;Práticas pedagógicas;Pedagogia - acessibilidade |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | LUSTOSA, Francisca Geny; PIRES, Marcia Gardenia Lustosa. Análise do filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: pressupostos teóricos para o debate na formação de professores inclusivos. In: LUSTOSA, Francisca Geny; MARIANA, Fernando Bomfim (org.). Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas. Fortaleza: Edições UFC, 2017. p. 173-185. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O filme Os melhores dias de nossas vidas, aqui em análise, aborda a história de vida de dois jovens irlandeses, Michael Connolly e Rory O’Shea, que possuem defi ciência física e têm suas vidas entrecruzadas a partir do momento em que se encontram em uma instituição especializada em acolher e cuidar de pessoas com essa condição. A película se apresenta prenhe de questões provocativas que podem guiar-nos no debate sobre a temática da inclusão social de sujeitos com deficiência. Em uma analogia, emergem do filme elementos históricos que influenciaram os processos de institucionalização e desinstitucionalização do atendimento a esse segmento de pessoas. O enfoque nas situações e interações cotidianas que envolvem o enredo também oportunizam o debate sobre as possibilidades de desenvolvimento humano, diante das condições objetivas e subjetivas de existência dos indivíduos, nas situações dadas e postas pelo meio social no qual estão inseridos – que podem se estabelecer como favorecedoras ou cerceadoras/limitadoras da aprendizagem humana, da constituição de autonomia, de saberes, experiências, linguagem, além das formas de pensar e atuar no mundo. Ou seja, alerta para o fato de que a qualidade das interações e das ações estabelecidas nos contextos sociais colaboram para a constituição da subjetividade e da cognição dos sujeitos, implicando o desenvolvimento das potencialidades humanas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54589 |
ISBN: | 978-85-7282-702-7 |
Appears in Collections: | PRÓ-INCLUSÃO - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_capliv_fglustosa_mglpires.pdf | 455,83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.