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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54587
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar? |
Autor : | Santana, Juliana Silva Lustosa, Francisca Geny |
Palabras clave : | Política Nacional de Alfabetização;Alfabetização;Inclusão escolar;Pessoa com deficiência;Acessibilidade;Práticas pedagógicas;Educação especial;Educação inclusiva;Atendimento Educacional Especializado (AEE);Inclusão socioeducacional |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Editora Realize |
Citación : | SANTANA, Juliana Silva; LUSTOSA, Francisca Geny. A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar? In: CARNEIRO, Éverton Nery; LUSTOSA, Francisca Geny; GONZÁLEZ, Pedro Francisco (org.). Investigação, engajamento e emancipação humana. Campina Grande: Realize, 2020. p. 51-70. |
Resumen en portugués brasileño: | Este capítulo tece reflexões sobre a atual política nacional de alfabetização de crianças, em particular, o estranhamento quanto a defesa do método fônico para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica concernente à literatura sobre a alfabetização de crianças em confronto ao que emerge como previsto no Plano Nacional de Alfabetização, lançado em 2019. Dispomos em diálogo os estudos de Lustosa (2002), Mortatti (2006) e Soares (2018) e os questionamentos no tocante à história dos métodos de alfabetização no Brasil, juntamente aos estudos sobre inclusão escolar (MANTOAN, 2013; LUSTOSA, 2009). Interessa-nos problematizar se o contexto atual de políticas públicas voltadas para a alfabetização de crianças considera as premissas, fundamentos e princípios pedagógicos da perspectiva inclusiva, defendidos na contemporaneidade para educação escolar. O estudo evidencia que a tônica do Plano Nacional de Alfabetização (PNA) do governo vigente é assentada em abordagens ultrapassadas e já refutadas pela ciência da alfabetização, que retrocede às velhas compreensões e práticas, arraigadas em perspectivas retrógradas de ensino da língua, não se coadunando com a construção da escola inclusiva. Consideramos que não inspira boas expectativas no que se refere à educação para todos e, portanto, não é validada por uma Pedagogia que reconheça o valor da heterogeneidade e das compreensões teóricas contemporâneas para a educação. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54587 |
ISBN : | 978-65-86901-04-7 |
Aparece en las colecciones: | PRÓ-INCLUSÃO - Capítulos de livro |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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