Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Juliana Silva | - |
dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-13T07:03:01Z | - |
dc.date.available | 2020-10-13T07:03:01Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Juliana Silva; LUSTOSA, Francisca Geny. A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar? In: CARNEIRO, Éverton Nery; LUSTOSA, Francisca Geny; GONZÁLEZ, Pedro Francisco (org.). Investigação, engajamento e emancipação humana. Campina Grande: Realize, 2020. p. 51-70. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-04-7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54587 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Realize | pt_BR |
dc.subject | Política Nacional de Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.title | A Política Nacional de Alfabetização e a reinstauração da querela dos métodos de ensino: premissas de uma perspectiva de inclusão ou de exclusão escolar? | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este capítulo tece reflexões sobre a atual política nacional de alfabetização de crianças, em particular, o estranhamento quanto a defesa do método fônico para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita na escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica concernente à literatura sobre a alfabetização de crianças em confronto ao que emerge como previsto no Plano Nacional de Alfabetização, lançado em 2019. Dispomos em diálogo os estudos de Lustosa (2002), Mortatti (2006) e Soares (2018) e os questionamentos no tocante à história dos métodos de alfabetização no Brasil, juntamente aos estudos sobre inclusão escolar (MANTOAN, 2013; LUSTOSA, 2009). Interessa-nos problematizar se o contexto atual de políticas públicas voltadas para a alfabetização de crianças considera as premissas, fundamentos e princípios pedagógicos da perspectiva inclusiva, defendidos na contemporaneidade para educação escolar. O estudo evidencia que a tônica do Plano Nacional de Alfabetização (PNA) do governo vigente é assentada em abordagens ultrapassadas e já refutadas pela ciência da alfabetização, que retrocede às velhas compreensões e práticas, arraigadas em perspectivas retrógradas de ensino da língua, não se coadunando com a construção da escola inclusiva. Consideramos que não inspira boas expectativas no que se refere à educação para todos e, portanto, não é validada por uma Pedagogia que reconheça o valor da heterogeneidade e das compreensões teóricas contemporâneas para a educação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PRÓ-INCLUSÃO - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_jssantana_fglustosa.pdf | 129,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.